in

Mais de metade dos profissionais assume ter sido psicologicamente afetado pela pandemia

Foto Shutterstock

A Hays perguntou a mais de 18.500 profissionais a nível mundial como a sua saúde mental e o seu bem-estar tinham sido afetados durante a pandemia. Negativamente representou 52% das respostas.

Não surpreende que a maioria dos inquiridos tenha referido que a sua saúde mental e bem-estar foram negativamente afetadas durante a pandemia. Isto pode ser por várias razões e, embora a experiência de cada pessoa durante a pandemia seja única, em todo o mundo, tivemos de lidar com uma série de desafios, durante os últimos 18 meses, tanto na vida profissional como pessoal. Os empregadores têm um dever permanente de cuidado para com os seus colaboradores e é importante que as organizações continuem a apoiar o respetivo bem-estar”, comenta Sandra Henke, Group Head of People & Culture da Hays.

Com a implementação de modelos de trabalho híbridos, em que o tempo é dividido entre escritório e casa, pode ser mais difícil para os líderes identificarem as reais necessidades das suas equipas. “No entanto, existem formas de as organizações poderem ajudar a reduzir o stress no novo modelo de trabalho, tais como assegurar que os colaboradores sabem o que se espera deles, dar-lhes a conhecer que o seu contributo é apreciado, quer estejam no escritório ou não, incluindo-os em atividades independentemente da sua localização, e assegurar que as pessoas interagem e falam umas com as outras regularmente“.

 

Normalizar a discussão

Sandra Henke indica que há uma grande janela de oportunidade para as organizações normalizarem a discussão em torno da saúde mental. As empresas devem também assegurar-se de que encorajam os seus gestores através de discussões abertas e francas sobre saúde mental e bem-estar, promovendo a disponibilidade de apoio, se necessário, e implementando formação em saúde mental sempre que possível. “É também realmente importante que as organizações construam locais de trabalho inclusivos, onde as pessoas possam ser o seu eu autêntico e não sintam que têm de fechar qualquer parte de si próprias“.

Publicidade

Made for you

AB Mauri lança novo conceito Made For You

Mitosyl

STADA compra a marca Mitosyl