in

Maersk e Alibaba oferecem reserva online de espaço em navios

A Maersk, maior empresa de transporte marítimo de contentores do mundo, fez uma parceria com a Alibaba para permitir que os clientes reservem espaço nos seus navios através da empresa chinesa, ilustrando a crescente cooperação entre empresas de comércio eletrónico e de logística.

A Maersk, uma unidade da empresa A.P. Moller-Maersk, da Dinamarca, começou a oferecer o serviço aos operadores chineses no website de reservas da OneTouch da Alibaba, a 22 de dezembro, disse uma porta-voz.

Tradicionalmente, os expedidores passam por transitários para reservar espaço para mercadorias em navios porta-contentores, mas linhas como a Maersk estão a permitir que os proprietários de cargas reservem diretamente através da Internet.

Por seu lado, as empresas de comércio eletrónico estão a aventurar-se cada vez mais em atividades de logística para tentar obter um melhor controlo sobre as suas redes de cadeia de abastecimento.

A Amazon.com registou uma empresa chinesa como transitária e alugou aeronaves para lidar com mais entregas nos Estados Unidos.

A Alibaba, proprietária das maiores plataformas de comércio eletrónico da China, tem vindo a fazer progressos nos serviços de logística nos últimos anos, tomando participações em correios e comprando armazéns. 

A Maersk adiantou que esta parceria faz parte da estratégia da linha de transporte para fornecer serviços digitalizados para os clientes e que planeia lançar mais programas-piloto em portais de terceiros.

Adquirida pela Alibaba em 2010, a OneTouch tem como alvo os pequenos e médios exportadores chineses com serviços online, como liberação aduaneira e logística. Também permite a reserva de frete aéreo e serviços de entrega de encomendas e apoia o marketplace business-to-business da Alibaba.com.

A Maersk disse que o lançamento do serviço não era para contornar os transitários intermediários tradicionais da indústria, uma vez que a plataforma OneTouch ainda usa essas empresas para fornecer serviços de transporte.

O serviço é atualmente oferecido em rotas de oito portos chineses, incluindo Xangai e Ningbo, para portos na Europa e Ásia, de acordo com o site da OneTouch.

Publicidade

Facebook converte-se em entidade bancária eletrónica em Espanha

Mercadona

Mercadona reforça aposta no comércio eletrónico