Na Web Summit 2024, a Lyzer, plataforma portuguesa de Logistics as a Service (LaaS), revelou o seu novo Smart Cart Multipicking, uma solução para o sector do retalho que promete otimizar as operações de “picking”, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência.
A nova ferramenta permite aos colaboradores preparar até três encomendas simultaneamente na sua versão inicial, com capacidade para até nove encomendas na versão futura direcionada ao Q-commerce, modelo de comércio eletrónico que prioriza entregas ultrarrápidas.
Maior precisão
Equipado com tecnologia avançada, como microcontroladores e LEDs coloridos, o carrinho guia os utilizadores através da aplicação móvel Lyzer Shopper, atribuindo tarefas com base no volume e na urgência das encomendas. Cada cor indica um cliente diferente, assegurando maior precisão e menos erros.
“Num sector onde eficiência e precisão são essenciais para satisfazer as exigências dos clientes, o Smart Cart Multipicking ajuda os retalhistas a reduzirem o tempo de preparação das encomendas, garantindo maior exatidão e menos interrupções operacionais”, afirma Nuno Serradas Duarte, cofundador e CEO da Lyzer.
Redução de erros
Um estudo da McKinsey & Company demonstra como a automação e a otimização no “picking” de encomendas são fundamentais para melhorar a eficiência e aumentar a produtividade e a rapidez de execução, ao mesmo tempo que conferem maior precisão, reduzindo os erros em cerca de 30%. Testes preliminares do Smart Cart Multipicking mostram uma significativa redução nos tempos de “picking” e um aumento na precisão das encomendas.
A implementação inicial do Smart Cart Multipicking está prevista para grandes retalhistas em Portugal, com planos de expansão para toda a Europa.