in

Luís Simões investe 70 milhões em automatismo nos seus centros de operações

A Luís Simões realizou um investimento de 70 milhões de euros em inovação logística ao longo da última década. Este valor destinou-se ao arranque do Centro de Operações logísticas do Carregado, da Plataforma Logística do Porto de Leixões (Portugal) e de Cabanillas del Campo (Espanha), assim como à renovação da plataforma que a empresa possui em Vila Nova de Gaia, todas eles com o automatismo como mecanismo operativo.

Entre estes, destaca-se o centro de Cabanillas del Campo, em Guadalajara, com capacidade para 95 mil paletes. A Luís Simões investiu mais de 16 milhões de euros para o seu arranque, em 2017, e conta com as mais recentes ferramentas tecnológicas que permitem automatizar a expedição de paletes e com uma solução especialmente adaptada aos requisitos da logística para o e-commerce. Assim, o novo modelo de gestão automatizado, em conjunto com as soluções “pick & put to light”, permite melhorar o índice de produtividade em operações de alta rotação, como é o caso do comércio, incrementando a eficiência em tarefas de “picking” e minimizando a probabilidade de erro.

A Luís Simões reforça a sua aposta em Guadalajara como o centro nevrálgico e espinha dorsal de todas as operações realizadas em Espanha, transformando a província num ponto estratégico para a empresa. No seu compromisso com Guadalajara, a empresa prevê expandir as suas instalações com um novo armazém automatizado.

Em 2008, com um orçamento de 30 milhões de euros, a Luís Simões colocou em funcionamento o Centro de Operações Logísticas do Futuro, no Carregado, um armazém automático onde, ao contrário do que é usual, o equipamento automatizado circula suspenso a 19 metros de altura e não sobre carris. Uma das vantagens desta alteração é a possibilidade de utilizar o solo para operações logísticas com pessoas, aliando a atividade convencional à automatizada. Este armazém inteligente de 20 mil metros quadrados tem capacidade para 56 mil paletes e movimentação in/out de 600 paletes por hora. Neste espaço tudo funciona de forma autónoma 24 horas por dia, sete dias por semana.

Mariangela Marseglia na liderança da Amazon Espanha e Itália

Coca-Cola European Partners nos Prémios AHRESP