in

Logista faz progressos no seu compromisso de reduzir as emissões do transporte refrigerado

O sistema de recuperação de energia AxlePower da Thermo King apoia o compromisso da Logista com a redução das emissões

Logista transporte refrigerado

Oiça este artigo aqui:

A Logista adicionou à sua frota um reboque refrigerado equipado com o sistema de recuperação dinâmica de energia AxlePower da Thermo King, especialista em soluções de controlo de temperatura e uma marca da Trane Technologies. O projeto visa reduzir as emissões de transporte e melhorar a eficiência da frota de reboques refrigerados da Logista, alinhando-se com os objetivos ambientais, sociais e de governação corporativa (ESG).

O sistema AxlePower da Thermo King permite um arrefecimento elétrico que se auto-recarrega quando está em estrada. É um sistema totalmente integrado e independente da unidade de tração, que combina o eixo ePower da BPW com o conjunto de baterias ENERG-e da Thermo King e a tecnologia inteligente de gestão de energia.

A unidade de refrigeração híbrida Advancer da Thermo King funciona de forma silenciosa e com zero emissões de CO2, utilizando a energia das baterias, o que permitirá à Logista efetuar entregas sustentáveis a longa distância, em zonas urbanas de baixas emissões (ULEZ) e áreas de baixo ruído. Em média, um sistema AxlePower pode reduzir as emissões de CO2 em 7,5 toneladas por ano, em comparação com uma unidade de refrigeração de transporte a gasóleo (TRU), com reduções de até 12 toneladas por ano para reboques que operam aproximadamente 3.000 horas na distribuição.

Por sua vez, este modelo patenteado AxlePower otimiza a utilização de energia através de uma gestão inteligente que ajusta automaticamente o funcionamento de acordo com as condições da estrada, maximizando a recuperação de energia cinética e térmica. Os gestores de frotas podem monitorizar o estado de carga e o desempenho em tempo real, garantindo a eficiência sem a intervenção do condutor. Além disso, o sistema desliga o eixo elétrico em subidas para evitar o consumo desnecessário de combustível, reduzindo os custos operacionais e as emissões de carbono e aumentando o tempo de funcionamento.

 

Logista continua a reduzir a sua pegada de carbono

A Logista já atingiu 84% de todos os quilómetros percorridos por frotas de baixas emissões e pretende atingir 90% até 2026, de acordo com o seu objetivo ESG.

Com esta incorporação, continuamos a inovar para oferecer serviços cada vez mais sustentáveis e a reduzir a pegada de carbono da nossa divisão de transportes. Para tal, estamos a adotar tecnologias que apoiam os nossos objetivos de descarbonização, ao mesmo tempo que melhoramos a eficiência energética e operacional”, afirma Pedro de Bernardo, diretor geral da Logista para a Ibéria e Polónia.

Como as exigências dos consumidores privilegiam cada vez mais a sustentabilidade, as cadeias de abastecimento com emissões baixas ou nulas são essenciais para responder a esta necessidade. Para reduzir as emissões e ‘descarbonizar’ as nossas cidades, temos de revolucionar a forma como utilizamos a energia nos transportes, assegurando que aproveitamos todas as oportunidades para utilizar as fontes de energia disponíveis sem as desperdiçar”, afirmou Claudio Zanframundo, presidente da Thermo King EMEA Truck, Trailer, Bus e Global Marine, Rail, Air. “O AxlePower responde à necessidade de um transporte refrigerado sustentável e eficiente. Proporciona uma forma inovadora de recuperar energia durante as operações normais do reboque, energia essa que tradicionalmente se perde. Ao recuperá-la, reduzimos as emissões, o consumo de combustível e a dependência de fontes de energia externas, apoiando a transição para um transporte mais ecológico e satisfazendo as crescentes exigências ambientais do sector da logística”.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Casa

Casa declara falência e fecha lojas na Bélgica

Juan Roig e membros do Comité de Direção da Mercadona após a Conferência de Imprensa 2024

7 milhões de euros: Mercadona regista lucro em Portugal pela primeira vez