in

Linde apresenta novos modelos da gama EVO

A Linde, especialista no fabrico de empilhadores, completa a sua gama EVO com 12 novos empilhadores diesel e GPL com capacidade de carga de 5.000 a 8.000 quilogramas.

Estes novos modelos respondem às necessidades operacionais dos clientes procedentes principalmente das indústrias de bebidas, de materiais de construção e do papel, assim como do sector da fundição.

Amais avançada tecnologia de motores e o novo controlador eletrónico adicional para o sistema hidráulico de tração garantem um consumo de combustível altamente eficiente. Graças à ampla gama de relações de transmissão das bombas e motores de caudal variável da transmissão hidrostática Linde, obtém-se o máximo rendimento do motor. A possibilidade de escolher entre três diferentes modos de condução –Economy, Efficiency e Performance– gera um potencial adicional de poupança. Estes modos podem ser pré-selecionados, permitindo assim adaptar o rendimento ou as prestações do equipamento às necessidades individuais de cada cliente.

Um sistema hidrostático ainda mais preciso e uma dinâmica de condução configurável traduzem-se numa redução do consumo de combustível até 20%, relativamente às versões anteriores da Linde, com as mesmas capacidades. Este avanço é económico: partindo de 5.000 horas de funcionamento de acordo com o ciclo VDI e supondo um preço de um euro por litro de diesel, a poupança alcança os 4.500 euros.

A Linde conservou uma característica construtiva que demonstrou a sua eficácia e que, de momento, apenas se utiliza nesta série: a moldura e a sua correspondente grelha anti-torsão. Esta última está fixada acima do tejadilho protetor, junto dos cilindros de inclinação na parte superior do mastro, e é guiada através de rolos entre os reforços da moldura. Graças à fixação entre o mastro e o tejadilho protetor, as forças torsionais que atuam sobre o mastro reduzem-se em até 30%. A estabilidade aumenta, especialmente ao levantar cargas largas ou oscilantes e mercadorias com um elevado centro de gravidade próprio, permitindo assim uma movimentação mais rápida das cargas. Ao mesmo tempo, a grelha anti-torsão assume a função de tejadilho protetor, movendo-se quando o operador inclina o mastro para a frente ou para trás. Este desenho especial constitui a base para elevadas capacidades residuais e, por conseguinte, para uma segurança acrescentada, por exemplo, quando se trata de deslocar objetos pesados como possam ser bobinas de papel, vigas de madeira laminada ou pinças para blocos de pedra. Todos os equipamentos até 8.000 quilogramas mantêm a sua capacidade de carga nominal até uma altura de elevação de 6,5 metros.

Os empilhadores diesel e GPL Linde H50-H80/1100 EVO vêm equipados de série com os sistemas Linde Engine Protection System (LEPS) e Linde Curve Assist. Ambas as funcionalidades aumentam a segurança operacional, ao mesmo tempo que permitem uma maior disponibilidade e rentabilidade dos equipamentos. O sistema LEPS monitoriza os parâmetros importantes do motor, tais como o nível e a pressão de óleo, o nível e a temperatura da água de refrigeração, e indica ao operador através do ecrã multifunções os trabalhos de manutenção necessários. Concebido como sistema de aviso e proteção multi-etapa, pode induzir inclusivamente o modo de velocidade super-lento, se for necessário. O sistema Linde Curve Assist reduz a velocidade em curvas proporcionalmente ao ângulo de viragem, garantindo assim um trabalho seguro. A Linde é o único fabricante em todo o mundo que oferece esta funcionalidade de série, sem nenhum custo adicional.

O posto de condução foi desenhado para permitir uma postura sentada relaxada. Desacoplado do eixo motriz e de direção através de suportes de borracha-metal, absorve em elevado grau as vibrações e os impactos e protege o operador das vibrações transmitidas ao corpo que são nocivas para a saúde. Desta forma, o posto de condução desacoplado realiza uma valiosa contribuição para o cumprimento dos limites estabelecidos pela diretiva europeia 2002/44/CE relativa às vibrações corporais. Esta diretiva obriga os proprietários das máquinas a medir e avaliar as vibrações reais e a adotar as medidas adequadas em caso de ultrapassar tais limites.

Da mesma forma que nos novos empilhadores de grande capacidade HT100Ds a HT180Ds, a Linde aposta também na sua nova série H50-H80 EVO pelas mais modernas tecnologias de redução de emissões. O motor diesel da Deutz está dotado de funcionalidades internas (como a recirculação de gases de escape e um pós-tratamento adicional com a tecnologia AdBlue), destinadas a reduzir os óxidos de azoto (NOx). Isto significa que o motor cumpre a diretiva europeia de emissões 2004/26/CE Fase IV para o intervalo de potência de 56 a 130 kW, que estabelece uma redução em 88% das emissões de azoto admissíveis. O motor turbo-diesel Common-Rail de 85 kW com filtro de partículas e catalisador SCR, que utiliza o aditivo AdBlue, garante que as emissões de monóxido de carbono, óxidos de azoto, hidrocarbonetos e partículas permaneçam, em média, 64% abaixo dos valores limite estabelecidos em tal diretiva.

A Linde oferece para os seus empilhadores diesel e GPL uma grande variedade de equipamentos opcionais. Assim, por exemplo, o equipamento completo pode ser equipado com lâmpadas LED que prolongam sensivelmente a vida útil das luzes. Também se podem montar guarda-lamas direcionáveis que seguem o movimento das rodas, evitando salpicos desde o solo até ao contrapeso. Além disso, pode obter-se também para esta série a nova roda super-elástica CS (closed shoulder) da Continental. Desenvolvidos em cooperação com a Continental, estes pneus de perfil especial e flanco fechado, disponíveis exclusivamente de fábrica, reduzem a resistência à rodagem, são mais silenciosos e têm uma maior longevidade. Nos equipamentos GPL, o bocal de enchimento vem colocado de série numa posição consideravelmente mais baixa, facilitando assim o processo de abastecimento.

Publicidade

Publicidade

Vinhos Encosta do Xisto conquistam EUA

AQUA Portimão celebra Dia da Mãe com oferta de Gift Cards