in

Lidl quer que todas as crianças tenham uma história para adormecer

O Lidl pretende alertar para a necessidade de se respeitar o sono, essencial ao bem-estar de todos, e de se reavivar a tradição de contar histórias para adormecer, estreitando laços emocionais e afetivos e favorecendo um melhor ambiente familiar.

Os últimos números divulgados por um estudo realizado pela GfK, em parceria com o Lidl, indicam que as crianças até aos sete anos dormem, em média, apenas nove horas por noite, os seus pais dormem apenas 6h43,  apenas 43% dos pais lê histórias diariamente aos seus filhos, ao deitar, e 31% fazem-no três a quatro vezes por semana.

Nesse sentido, com o apoio de especialistas como Teresa Rebelo Pinto, psicóloga especializada em sono, Clementina Pires de Almeida, psicóloga, e Paulo Oom, pediatra, a quem se junta a “influencer” Rita Ferro Alvim, o Lidl lança uma campanha solidária com o objetivo de envolver toda a comunidade, nesta época natalícia, em favor da associação Nuvem Vitória, que conta histórias para adormecer a crianças hospitalizadas.

Entre 3 e 30 de dezembro, ao comprarem o bolo-rei Favorina, os clientes Lidl estarão a contribuir para que a associação possa alargar a sua intervenção, contribuindo para melhorar o sono de mais crianças, nomeadamente em hospitais ou outras instituições (IPSS). Por cada bolo-rei Favorina vendido, o Lidl doará um euro a esta associação, que será convertido em histórias a serem lidas a mais crianças.

Fernanda Freitas, presidente da Nuvem Vitória, revela que ,“com o apoio do Lidl, conseguiremos trabalhar em mais 10 instituições, entre hospitais e IPSS, ao longo dos próximos dois anos, de norte a sul do país, para além da abertura de mais dois núcleos de voluntariado no Grande Porto e em Lisboa. Este apoio é, para nós, fundamental, pois assim conseguiremos chegar a 50 mil crianças hospitalizadas ou institucionalizadas até ao final de 2020, com uma equipa composta por 900 voluntários”.

Para além da doação monetária, conseguida através da campanha que decorre nas lojas, o Lidl Portugal assume a sensibilização para a importância do sono como uma prioridade na sua estratégia de promoção de estilos de vida saudáveis, apostando também no lançamento de uma plataforma online sobre o sono, onde quem aceder poderá encontrar toda a informação e ajuda necessárias. Segundo Teresa Rebelo Pinto, “os estudos têm revelado uma associação entre a redução/privação do sono e o insucesso escolar, maior risco de acidentes e incidentes, níveis mais elevados de agressividade na escola, maior consumo de substâncias, maior risco de depressão e perturbações da ansiedade, obesidade e diabetes, etc. As sociedades atuais funcionam 24 horas por dia e não incentivam uma redução dos estímulos quando anoitece. A leitura de histórias de embalar procura dar resposta a esta necessidade de ir desligando progressivamente do que se passou durante o dia. Para dormir bem precisamos de conforto e segurança e uma história ao deitar promove estes sentimentos favoráveis ao sono. Além de ajudar a criar uma rotina de final de dia, a existência desse momento afetivo representa, sem dúvida, uma boa prática para garantir a qualidade do sono, para quem ouve histórias e, por sinal, para quem as conta”.

O objetivo da campanha é que todas as famílias, nas suas casas, consigam dormir melhores noites de sono, melhorando a sua qualidade de vida e estreitando laços familiares. Esta preocupação com as relações familiares é global e transversal na comunicação dos vários países Lidl, como é visível na campanha internacional.

Já abriram lojas dos vencedores da 2.ª edição do Rising Store

Melhor loja IKEA do mundo localiza-se em Málaga