Lidl
in ,

Lidl investe 110 milhões de euros num novo entreposto em Loures

Já arrancaram as obras de construção do novo entreposto do Lidl Portugal, em Loures, num investimento avaliado em 110 milhões de euros. Este centro logístico irá possibilitar a criação de mais de 200 novos postos de trabalho e contará com o envolvimento de mais de 80 empresas portuguesas na sua construção.

Segundo o Lidl, a construção deste futuro centro logístico irá promover um melhor abastecimento das lojas da região Centro. Envolve também um vasto leque de obras de urbanização, nomeadamente, vias estruturantes de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria.

Com uma área de implantação de cerca de 54 mil metros quadrados e capacidade de armazenamento para mais de 44 mil paletes, esta obra tem uma complexidade de engenharia pouco vista em Portugal. Surge implantado numa antiga pedreira e vazadouro, cuja atividade cessou no ano 2000, e procura o reaproveitamento dos produtos de vazadouro aí colocados, exigindo um projeto cuja componente geotécnica é de enorme impacto e importância, a movimentação de quase dois milhões de metros cúbicos de terra.

 

Sustentabilidade

No âmbito da estratégia de sustentabilidade do Lidl, o futuro entreposto será dotado de um sistema de gestão de energia que, aproveitando a luz solar incidente, gere as necessidades de energia artificial no interior, possibilitando a redução do consumo energético. Terá também painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica, suficiente para fornecer o equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano, carregadores para veículos elétricos, sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais, câmaras de frio com recurso a gases naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono e sistema AVAC integrado no sistema de frio industrial, reaproveitando a “energia” libertada e normalmente desperdiçada neste tipo de sistemas.

O edifício irá contar ainda com a certificação BREEAM, que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia e contaminação.

APED

APED promove conferência internacional sobre desafios, tendências e oportunidades do sector do retalho

GfK tecnologia bens de consumo

Mercados tecnológicos: diminuem as compras por impulso e aumenta a compra de produtos premium