Oiça este artigo aqui:
O Lidl inaugurou em Maynooth, Condado de Kildare, o que é apontado como o primeiro supermercado de energia líquida zero (net-zero) da Irlanda.
A loja representa um investimento de mais de 10 milhões de euros. O edifício pretende gerar toda a energia necessária através de fontes renováveis instaladas no local, nomeadamente um sistema de painéis solares no telhado e parque de estacionamento que, por si só, equivale à energia consumida por mais de 40 casas irlandesas por ano.
Além do sistema solar, o supermercado adota uma série de tecnologias sustentáveis, incluindo sistemas de recuperação de calor em refrigeração, materiais de construção com elevado teor reciclado (como betão com 50% de materiais reciclados, vigas de madeira laminada colada, pedra reutilizada do edifício anterior) e certificação de construção para padrões Outstanding da BREEAM. Também inclui no exterior um living wall, jardim comunitário amigo dos polinizadores, estações de carregamento para veículos elétricos e bicicletas e máquinas de devolução de embalagens para fomentar a economia circular.
Marco na estratégia rumo à neutralidade carbónica
O CEO, Robert Ryan, afirmou que a abertura desta loja representa um “marco significativo” na jornada de sustentabilidade e demonstra que “crescimento comercial e responsabilidade ambiental podem andar de mãos dadas”.
Este projeto integra a ambição de alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e reduzir em 46% as emissões operacionais até 2030.



