JD.com testa entregas com robots munidos de inteligência artificial

A JD.com, a segunda maior empresa de comércio eletrónico da China, iniciou no passado mês de novembro o teste de um novo robot munido de inteligência artificial que pode fazer entregas em distâncias até cinco quilómetros da base.
O novo veículo autónomo irá ajudar a JD.com a lidar com a subida dos custos salariais na indústria de logística da China.
Uma frota inicial de 20 robots está a fazer entregas a partir da base em Changsha, na província de Hunan, desde o final de novembro. Para além da inteligência artificial, os robots de quatro rodas, com a dimensão de um cart de golf, estão equipados com câmaras e sensores e deslocam-se a uma velocidade até 20 quilómetros por hora enquanto evitam obstáculos e engarrafamentos e obedecem à sinalização de trânsito.
Cada robot tem 22 compartimentos, onde os clientes podem aceder à mercadoria através do reconhecimento facial. Se o cliente não o conseguir fazer dentro de uma hora específica, a entrega é reagendada e o robot segue para o destino seguinte.
A base de Changsa, que pode gerir até duas mil encomendas por dia, monitoriza a entrega dos robots em tempo real.

Pernod Ricard cresce em África

Walmart testa novo formato de loja