A JD.com seguiu os passos da sua concorrente Alibaba e lançou a sua loja online Joybuy em Espanha.
A estreia no mercado espanhol, onde a gigante asiática do comércio eletrónico pretende, também, abrir um centro logístico, faz-se com uma oferta de mais de 100 mil produtos.
Esta é a quarta loja em língua estrangeira lançada pela JD.com, depois das plataformas em inglês, russo e indonésio. “É o primeiro mercado europeu onde entramos com o sufixo do país, neste caso o .es”, disse ao jornal CincoDías Winston Chena, presidente de desenvolvimento internacional da JD.com. “Descobrimos que os consumidores espanhóis conhecem o valor dos produtos chineses”.
Este lançamento coincidiu com a visita a Madrid do presidente e CEO da JD.com, Richard Liu, que participou na última edição do World Retail Congress.
A Joubuy.es vende sobretudo produtos fabricados na China, incluindo brinquedos, vestuário e dispositivos eletrónicos. No total, a loja conta com 15 categorias de produtos. A JD.com irá ajudar a impulsionar algumas marcas chinesas em Espanha, através da sua plataforma digital, como as de smartphones Nubia e OnePlus, a de portáteis Hasee e a de periféricos para PC Rapoo.
Os responsáveis da JD.com indicam ainda que está contemplada a abertura de um centro logístico no país vizinho, de modo a reduzir os tempos de entrega, embora ainda sem data prevista.
De acordo com a publicação Caixin.com, a empresa de Richard Liu quer aproveitar plataforma de Espanha para chegar aos 400 milhões de utilizadores da língua espanhola em todo o mundo, embora não tenha revelado como planeia abordar o mercado latino-americano.

