in

JD.com chega finalmente à Europa

Supermercados a caminho

Foto Ralf Liebhold/Shutterstock

A JD.com parece finalmente dar seguimento aos seus planos de expansão para a Europa, com o arrendamento de um centro de distribuição de 18 mil metros quadrados, em Venray, na Holanda. Para além de utilizado para a logística, o espaço terá 350 metros para acolher o escritório europeu.

Há largos anos que a JD.com tenta entrar na Europa. Em 2018, esteve prestes a abrir um escritório na Alemanha, mas, no final desse ano, um escândalo envolvendo assédio sexual e o aumento dos custos forçaram a gigante chinesa do e-commerce, que perdeu 40% da sua cotação na bolsa, a reestruturar-se e adiar os planos de expansão europeia. Houve também rumores de que iria abrir um centro de distribuição em França, ou no porto de Zeebrugge, na Bélgica. A escolha recaiu, agora, em Venray, onde a JD.com irá utilizar os seus veículos autónomos e robots na preparação de encomendas e apoio aos restantes colaboradores.

 

Supermercados a caminho

Para além da parte logística, a Holanda irá também acolher os primeiros supermercados da JD.com na Europa, concretamente, a cidade de Amesterdão. A empresa chinesa está a recrutar colaboradores experientes em frescos, para ajudar a desenvolver uma rede de lojas.

Recorde-se que a empresa chinesa é detentora da insígnia 7Fresh, um conceito de supermercado premium com uma elevada componente tecnológica e espaço de restauração, além de uma forte articulação com o negócio online.

Publicidade

Cerveja

Vendas de cerveja na Europa caem 9% em 2020

IKEA

IKEA lança novo conceito de loja em Paris