in

Google investe 475 milhões de euros na JD.com

A Google vai investir 475 milhões de euros na gigante do comércio eletrónico chinês JD.com, no seguimento da sua estratégia de expansão no mercado asiático e de concorrência com a Amazon.

As duas empresas descrevem este investimento como o primeiro passo de uma parceria mais ampla, que inclui a promoção dos produtos da JD.com no serviço de compras da Google. Isto poderá ajudar a empresa de comércio eletrónico a expandir a sua base para lá da China e sudeste asiático e estabelecer uma presença significativa nos mercados europeu e norte-americano. “Estamos entusiasmados por fazer esta parceria com a JD.com e explorar novas soluções para os ecossistemas de retalho em todo o mundo”, afirma Philipp Schindler, diretor de negócio da Google.

Inicialmente, o acordo não vai contemplar grandes iniciativas por parte da Google na China, onde os seus principais serviços são bloqueados por ordem governamental. As duas empresas vão trabalhar em conjunto para desenvolver uma plataforma de retalho que personalize a experiência de compra em vários mercados.

A Google junta-se assim a um grupo de investidores de peso da JD.com, que inclui a Tencent Holdings, arquirrival da Alibaba, e a Walmart. A tecnológica norte-americana está a acelerar os seus investimentos na Ásia, onde o rápido crescimento da classe média e ausência de infraestruturas sólidas de retalho e financeiras propiciaram um terreno de batalha para os gigantes da Internet.

Bruxelas publica nova metodologia comum para comparar a qualidade dos alimentos

Tesco com o maior crescimento em 7 anos