in ,

Izidoro reduz em 70% o uso de plástico nas novas embalagens

No sentido de contribuir para um futuro mais sustentável, a Izidoro tem vindo a implementar um alargado conjunto de medidas para reduzir a sua pegada ecológica e promover a reciclagem. Uma das medidas já em implementação consiste na alteração das tradicionais embalagens de plástico por alternativas com incorporação de cartão.

Estas novas embalagens Eco skin diminuem em 70% o uso de plástico e são 100% recicláveis, com papelão e plástico separáveis. As Eco skin foram especialmente desenvolvidas para os produtos frescos (gama Veggie Lovers da marca Izidoro) e produtos transformados (gama Tapas da marca Damatta).

 

Packaging

O novo packaging reduz o desperdício alimentar, pois o embalamento a vácuo estabelece uma validade mais alargada dos produtos.

Em paralelo, as tradicionais latas Izidoro 100% recicláveis, tal como os frascos, passam a ser produzidas com 58% de matéria-prima reciclada, materializando a aposta da marca na economia circular, tendo como propósito incentivar e sensibilizar os consumidores a reciclarem.

No segmento de fiambres, a Izidoro tem apostado em embalagens com o sistema de “Abre e Fecha”, que garante uma segunda vida à embalagem e contribui para a redução do desperdício. A gramagem do plástico foi também cortada em 15%.

Com a implementação deste conjunto de ações, a Izidoro prevê uma redução de 60 toneladas de plástico por ano. “A Izidoro é uma marca centenária, 100% portuguesa, especialista em proteína, que tem vindo a fazer a sua evolução juntamente com os portugueses. Estamos permanentemente atentos às alterações dos hábitos de consumo e à importância de inovar para alimentar o presente e o futuro. Neste contexto, faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade ambiental apostar em embalagens com menor pegada ecológica e estamos a diminuir a incorporação de plástico nas nossas embalagens, apresentando uma solução ao mercado com menos 70% de plástico que denominámos de Eco skin. Estamos também a apostar na incorporação de matéria-prima reciclada nas nossas latas e frascos, incentivando os consumidores a reciclarem”, afirma Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro.

A Izidoro começou a trabalhar na sua estratégia de sustentabilidade ambiental em 2018, contando atualmente com uma equipa de trabalho multidisciplinar que coordena as diferentes áreas de atuação nesta área.

 

Energias renováveis

Ainda no âmbito da sua política ambiental, o Grupo Montalva/Izidoro finalizou, em 2020, a implementação de painéis solares fotovoltaicos em quatro das suas unidades industriais ,localizadas no Montijo, Torres Novas, Milharado e Santarém.

A empresa passou, com esta iniciativa, a produzir uma parte muito relevante da sua energia através de fontes renováveis, reduzindo significativamente a pegada carbónica.

A definitiva implementação deste projeto permite ao grupo uma redução das emissões de 2.400 toneladas de CO2 por ano,e os mais de 5.400 MWh/ano produzidos equivalem ao abastecimento de 1.200 lares por ano.

Publicidade

Condi Alimentar

Grupo Reina compra Condi Alimentar

Nestlé Juntos pelas Abelhas

Nestlé entrega 400 núcleos de abelha-rainha a apicultores portugueses