in

Islândia disponibiliza entregas de drones

Um drone autónomo de uma empresa de entregas começou as suas operações comerciais em Reykjavik, Islândia, uma das primeiras do mundo a oferecer este serviço mediante solicitação.

Os drones da companhia israelita Flytrex’s irão voar mais de 2,5 quilómetros sobre uma larga baía que separa as duas partes da cidade, numa entrega agendada pelo marketplace Aha.

Os aparelhos irão deixar os bens transportados num local pré-definido, concluindo-se a sua entrega, posteriormente, por meios terrestres. A companhia espera que este procedimento seja aprovado pelas entidades competentes até final do ano.

A Islândia é pioneira neste tipo de entregas e com o recurso a estes equipamentos a Aha irá poupar 60% dos custos de entrega na área de Reykjavik onde serve mais de 8 mil clientes. Presentemente, os drones asseguram dez entregas diárias e irá duplicar o número já no final da próxima semana.

A Amazon e a Alphabet encontram-se, igualmente, a apostar no desenvolvimento de entregas com recuso a drones, a que se junta o peso-pesado Airbus que se encontra a criar uma companhia para disponibilizar serviços aéreos não tripulados, o que permitiria aumentar em 120 mil milhões a faturação à medida que estas frotas se expandissem.

Trigo, arroz e massas: etiqueta obrigatória de origem

Vendas de produtos de panificação e pastelaria industriais cresceram 2,4%