in

iRobot compra o seu maior distribuidor europeu

A iRobot Corporation assinou o acordo de aquisição da empresa Robopolis, sediada em Lyon, em França. Prevê-se que o processo esteja concluído em outubro.

No seguimento da recente aquisição do seu distribuidor no Japão, a compra da Robopolis irá permitir à empresa capitalizar o crescente mercado de adoção de robots domésticos. Irá também reforçar a rede de distribuição da empresa, assegurar a consistência global da marca e permitir dar uma melhor resposta às necessidades dos consumidores europeus. Em simultâneo, a empresa prevê manter o crescimento continuado na Europa Ocidental através de uma abordagem consistente em todas as atividades do mercado, incluindo vendas, marketing, “branding”, parceiros de canal e serviço ao cliente.

A Robopolis, um distribuidor exclusivo dos produtos iRobot desde 2006 e o maior distribuidor da empresa na região EMEA, opera em sete mercados chave na Europa Ocidental, incluindo Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Áustria, Holanda e Portugal. A EMEA é uma região chave para a iRobot, tendo representado aproximadamente 25% do total de receitas em 2016. A Robopolis representou quase metade das receitas da iRobot na EMEA no ano passado. “Perante a evolução do mercado atual na Europa Ocidental, e a oportunidade de crescimento que apresenta, sentimos que é necessária a adoção de uma estratégia ‘go- to-market’ mais direta para continuar a impulsionar a aquisição de robots domésticos”, explica Colin Angle, presidente e CEO da iRobot. “A equipa da Robopolis tem sido fundamental para estabelecer a iRobot como a marca líder de robótica de consumo na Europa Ocidental. Estamos ansiosos para que se juntem formalmente à nossa equipa e trabalhem connosco para assegurar um crescimento continuado”.

A Robopolis será localizada na sede de operações da iRobot para a EMEA, em Londres, no Reino Unido. A equipa de gestão da Robopolis irá juntar-se à iRobot. Jean-Jacques Blanc, atual vice-presidente e diretor geral da iRobot para mercados internacionais, vai liderar as operações combinadas, reportando diretamente ao COO da iRobot, Christian Cerda.

A iRobot irá adquirir este negócio por 141 milhões de dólares, ou aproximadamente 0,9 vezes a receita da Robopolis durante os últimos 12 meses até junho, valor sujeito aos habituais ajustes de compra estabelecidos no acordo de aquisição final.

Publicidade

Produziu-se menos azeite em 2016

Licor Beirão lança distribuidora internacional