Oiça este artigo aqui:
O Grupo InPost alcançou um ano recorde em termos de volume de entregas, receitas e EBITDA ajustado, fazendo progressos significativos na expansão da sua rede e das suas operações out of home (OOH) em toda a Europa.
“Os fortes resultados de 2024 demonstram que a nossa visão e decisões estratégicas estão a ser bem recebidas tanto pelos comerciantes e retalhistas como pelos consumidores. Ao concentrarmo-nos nos nossos clientes, na inovação e na qualidade, construímos uma base sólida que nos ajudou a alcançar novos marcos e nos prepara para um sucesso contínuo no futuro”, afirma Rafał Brzoska, fundador e CEO do Grupo InPost.
Em 2024, a InPost registou um forte crescimento, entregando mais de 1,1 mil milhões de encomendas, mais 22% do que em 2023. “Crescemos mais rapidamente do que o mercado de comércio eletrónico e aumentámos a nossa quota de mercado em todas as regiões-chave. O pico do ano passado provou mais uma vez que a InPost é o parceiro mais fiável e, portanto, o parceiro preferido de clientes e comerciantes. Os nossos resultados financeiros refletem este sucesso. As nossas receitas atingiram um novo máximo, demonstrando os nossos bons resultados e a nossa liderança no mercado”, acrescenta. “Estamos a expandir a nossa rede na Europa. No ano passado, instalámos mais de 11.500 novos APM, aumentando 32% a nossa rede em relação a 2023 e reforçando a nossa posição de topo nas redes APM na Polónia, França e Reino Unido. Nos mercados europeus em que estamos atualmente ativos, ocupamos o terceiro lugar em termos de volume total combinado entre os transportadores logísticos de comércio eletrónico B2C”.
4.º trimestre de 2024
No quarto trimestre de 2024, o volume de encomendas do grupo atingiu os 322 milhões, representando um aumento significativo de 20% em relação ao ano anterior. A InPost Polónia e os mercados internacionais contribuíram para este crescimento, registando melhorias anuais de 20% e 21%, respetivamente, ambos significativamente acima dos níveis de crescimento do mercado.
As receitas do Grupo InPost cresceram 26,4%, para 780 milhões de euros, no mesmo período. Este desempenho foi impulsionado pelo crescimento significativo do volume de receitas na Polónia e no Reino Unido, bem como pela consolidação do segmento sustentado pela Menzies Newstrade.
O EBITDA ajustado do grupo atingiu os 266 milhões de euros, um aumento de 35,7% em relação ao ano anterior e uma margem EBITDA ajustada de 34,2%. Os principais contribuintes para este crescimento foram os mercados polaco e britânico.
A InPost alcançou um fluxo de caixa livre (FCF) positivo de 355,6 milhões de zlotys polacos ao nível do grupo. Na Polónia, o FCF ascendeu a 594 milhões de zlotys, correspondendo a uma conversão FCF/EBITDA ajustado de 68% (em comparação com 53% no quarto trimestre de 2023), permitindo o financiamento da rápida expansão na Europa. Ao mesmo tempo, a dívida líquida do grupo foi reduzida para 1,9 vezes no quarto trimestre de 2024, em comparação com os 2,2 vezes registados em igual período do ano anterior.
Crescimento na Europa
A InPost atingiu os 12 mil Pontos Pack e Lockers em Espanha e Portugal, reforçando a sua posição nas entregas OOH no mercado ibérico
Na Polónia, a InPost entregou 210 milhões de encomendas durante o quarto trimestre de 2024, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelas PME, pelo aumento da penetração do mercado e pela crescente popularidade dos serviços de fulfillment.