in ,

IKEA e Xiaomi assinam acordo para criar lares conectados e inteligentes

A IKEA e a Xiaomi, fabricante chinesa de tecnologia, anunciaram um acordo de colaboração estratégica para que toda a gama de produtos de iluminação inteligente da multinacional sueca seja conectada à plataforma de Internet das Coisas da tecnológica.

A plataforma Xiaomi IoT já liga mais de 132 milhões de dispositivos inteligentes (excluindo smartphones e computadores) e tem mais de 20 milhões de dispositivos ativos, todos os dias, em mais de 200 países e regiões do mundo.

A ligação com os equipamentos da IKEA irá iniciar em dezembro, no mercado chinês. Esta é, de resto, a primeira vez que a IKEA estabelece uma parceria com uma empresa chinesa de tecnologia. “A IKEA e a Xiaomi partilham valores muito semelhantes e acredito que nossa cooperação acelerará o desenvolvimento das casas inteligentes em todo o mundo“, afirma Fan Dian, diretor geral do departamento Xiaomi IoT. Por seu turno, Anna Pawlak-Kuliga, CEO e presidente da IKEA Retail China, assegura que ambas as empresas beneficiarão deste acordo, que lhes permitirá atender clientes em todo o mundo com soluções mais inteligentes para o lar.

A partir da China e desde dezembro, a linha completa de produtos de iluminação inteligente da IKEA será conectada à plataforma Xiaomi IoT e controlada por dispositivos Xiaomi, incluindo o assistente de voz Xiao Ai e a app My Home. Além disso, as lâmpadas podem ser emparelhadas com outros dispositivos inteligentes Xiaomi IoT, como sensores e aparelhos elétricos para gestão inteligente de ambientes. Os produtos inteligentes de iluminação serão conectados ao Mi Control Hub através do protocolo ZigBee.

Nos últimos anos, a IKEA iniciou uma jornada para permitir que mais pessoas tenham a funcionalidade de configuração do ambiente das suas casas com a solução de iluminação inteligente TRÅDFRI. Agora, juntou-se à marca chinesa de tecnologia para disponibilizar a IKEA Smart Lighting na China. No entender da multinacional sueca, pequenas mudanças na iluminação podem ter um grande impacto no bem-estar das pessoas. “Sabemos que muitas pessoas percebem a casa conectada como algo caro e complicado. Com a iluminação inteligente da IKEA, queremos que seja fácil para as pessoas criarem ambientes diferentes nas suas casas, de uma forma acessível“, afirma Björn Block, líder empresarial da IKEA Smart Home na IKEA Suécia

A IKEA Smart Lighting é uma solução “plug and play” simples e fácil, que substitui a lâmpada por um LED TRÅDFRI. Ao utilizar o protocolo ZigBee para a IKEA Smart Lighting, é possível trabalhar com outras empresas no mercado. “Trabalhar com indústrias cruzadas pode tornar a tecnologia de casa inteligente acessível para muitas mais pessoas e fazer novos amigos é um passo importante na criação de uma boa experiência para o utilizador“, acrescenta Björn Block.

A cooperação aberta é uma estratégia chave da Xiaomi IoT Platform. “Esperamos construir um ecossistema de IoT interconectado com excelentes empresas para fornecer aos utilizadores experiências cada vez melhores“, conclui Dian Fan.

* Na foto: Anna Pawlak-Kuliga, CEO da IKEA Retail China, Dian Fan, diretor geral da Xiaomi IoT Platform, e Björn Block, líder empresarial na IKEA Home Smart.

Publicidade

Publicidade

Um em cada quatro utilizadores já fez compras nas redes sociais

Kraft Heinz compra fabricante norte-americano de molhos, condimentos e snacks saudáveis