in

Hyster avança nos compromisos ambientais

A Hyster e o seu distribuidor autorizado em Portugal, a GAM, estabeleceram objetivos ambientais a serem atingidos até 2026. A Hyster revela, agora, o progresso das suas iniciativas de fabrico verde e de produtos e soluções concebidas para ajudar os clientes a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.

Parte do objetivo global é reduzir significativamente a nossa pegada global de carbono“, explica Conal McNally, engenheira ambiental da Hyster Europe. “Além disso, foram estabelecidos objetivos ambientais para reduzir as emissões de carbono, as emissões de COV das operações de pintura e resíduos perigosos em 30% e o consumo de água em 20%. O nosso objetivo é também atingir a descarga zero de resíduos em todas as instalações e oferecer uma gama mais vasta de produtos alternativos que permitam aos clientes reduzir as emissões de forma rentável“.

 

Resíduos

A maioria dos processos de fabrico gera, normalmente, resíduos. Como fabricante global de produtos industriais, a Hyster reconhece a importância da utilização responsável dos materiais e está a pressionar para mitigar a sua pegada em todos os aspetos da cadeia de valor. A maioria dos resíduos criados no fabrico de empilhadores Hyster é, agora, reciclada.

Por exemplo, em Nijmegen, nos Países Baixos, onde são fabricados os grandes camiões Hyster, qualquer resíduo não reciclável é incinerado na instalação de queima e o calor excedente é utilizado para aquecer o edifício da fábrica e casas próximas. Foram também instalados painéis solares para fornecer parte da energia à central. “Já atingimos o nosso objetivo de zero resíduos para aterro na nossa fábrica em Nijmegen“, acrescenta Conal McNally. “E a fábrica que produz camiões Hyster em Craigavon, no Reino Unido, também se expandiu com iniciativas verdes semelhantes no centro da sua conceção e construção“.

A nova conceção do edifício inclui uma abordagem mais inteligente ao aquecimento, uma utilização mais eficiente da luz natural, a criação de zonas de biodiversidade e um sistema de drenagem urbana sustentável (SUDS), entre outras iniciativas importantes. 97% dos resíduos do centro são agora reciclados e os resíduos para aterro foram reduzidos em quase 45%.

Um especialista em plantas está a trabalhar para utilizar materiais de forma responsável na embalagem de produtos Hyster e para tornar as embalagens cada vez mais recicláveis e sustentáveis.

 

Redução da pegada

Para apoiar ainda mais a redução da sua pegada de carbono, a Hyster emprega também métodos de baixas emissões para entregar camiões acabados aos clientes, sempre que possível. Os Hyster ReachStackers, por exemplo, podem ser transportados por barcaça desde as instalações de Nijmegen até ao porto principal de Zeebrugge, nos Países Baixos. O transporte por água reduz o número de camiões na estrada, o que ajuda a poupar no consumo de combustível.

Para além de implementar processos de fabrico sustentáveis, estamos também a evoluir toda a gama de produtos Hyster para emissões baixas ou zero com avanços chave na tecnologia e design de camiões“, diz Conal McNally. “Dos grandes camiões utilizados em portos e terminais, aos empilhadores de baixa capacidade em operações logísticas movimentadas, os produtos Hyster incorporam cada vez mais uma gama de soluções de energia limpa”.

Por exemplo, aplicações inovadoras de baterias de iões de lítio e células de combustível de hidrogénio estão a permitir à Hyster desenvolver, pela primeira vez, camiões de movimentação de contentores e ReachStackers com emissões zero.

Além disso, estão a ser introduzidos motores Stage V compatíveis com as emissões da União Europeia para camiões Hyster de grande porte com capacidades de oito toneladas ou mais, ajudando as empresas a cumprir a legislação sobre emissões, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade e reduz o custo de propriedade para o cliente.

 

Baterias

2021 vê também o lançamento dos empilhadores Hyster J10-18XD, com baterias de iões de lítio e uma capacidade de elevação até 18 toneladas, para um desempenho comparável ao dos empilhadores com motor de combustão interna, mas com zero emissões. Isto segue-se ao recente lançamento da série J7.0-9.0XNL de empilhadores elétricos de sete a nove toneladas com baterias de iões de lítio totalmente integradas e carregamento rápido de oportunidades.

Uma grande parte da nossa abordagem verde é apoiar os clientes de múltiplos sectores industriais nos seus próprios objetivos de sustentabilidade com os produtos certos e as soluções de pós-venda certas, tais como lubrificantes neutros em carbono“, indica Conal McNally.

Alguns grandes camiões Hyster para o mercado europeu são pré-cheios com óleo de motor neutro em carbono da Shell e é também utilizado na fábrica que produz empilhadores Hyster em Craigavon, na Irlanda do Norte.

A procura de sustentabilidade está a crescer em todas as áreas da indústria de manuseamento de materiais, para cumprir a legislação, os objetivos ambientais das empresas e as políticas de responsabilidade social corporativa“, afirma Conal McNally. “Como muitos dos nossos clientes, estamos a acompanhar de perto o nosso desempenho e progresso em relação aos nossos próprios objetivos ambientais e continuamos a esforçar-nos por atingir objetivos ambiciosos na região EMEA“.

A Hyster também está a fazer progressos semelhantes na JAPIC e nas Américas.

Publicidade

Arroz Oriente 100% Papel_low2

Oriente apresenta a primeira embalagem de arroz 100% em papel em Portugal

Bairro Feliz

Pingo Doce entrega donativos a 119 projetos no distrito de Lisboa