Como parte da sua estratégia de proteção climática, a Dachser está a implementar medidas para reforçar a sustentabilidade no sector do transporte aéreo. Desde o passado mês de março, os clientes de carga aérea da Dachser beneficiam de uma opção de reserva adicional chamada Sustainable Fuel.
Ao utilizar Sustainable Aviation Fuel (SAF) – combustíveis sustentáveis para aviação –, o operador logístico disponibiliza uma opção que permite reduzir em 30% as emissões de gases de efeito de estufa no transporte de envios de carga aérea.
O combustível SAF é feito a partir de matérias-primas biológicas, tais como resíduos da indústria alimentar, restauração, agricultura e silvicultura ou de matérias-primas sintéticas. Uma vez que os motores das aeronaves atuais não podem funcionar sem combustíveis fósseis, o SAF é misturado com querosene convencional. Os combustíveis sustentáveis assumem-se, assim, um fator importante para uma maior proteção do clima e do meio ambiente nos transportes aéreos.
Serviço mais sustentável chega a rotas em todo o mundo
A Dachser assegurou um grande contingente de combustível sustentável para aviação para este novo serviço, estando, atualmente, disponível para todos os seus clientes de carga aérea em todas as rotas a nível mundial.
A opção de reserva SAF tem um custo, mas apresenta-se a um valor acessível, apesar da oferta limitada. O consumo depende de vários fatores do voo, como o tipo de avião, o fator da carga e a rota.
Para comprovar a compra do combustível e a credibilidade da redução das emissões de gases de efeito de estufa na pegada de carbono, cada cliente recebe, mediante solicitação, um relatório de emissões e, no ano seguinte, um certificado que indica as emissões poupadas, a quantidade de litros de combustível SAF utilizada, o ano de consumo e a origem exata de matéria-prima.