in ,

Hitachi Vantara lança solução para restabelecer confiança no retorno à atividade económica

A tecnologia apresenta-se como uma ferramenta de apoio na deteção e mitigação do risco de propagação da Covid-19 para que clientes, colaboradores e empresários se sintam confortáveis no regresso à nova normalidade. Com isso em mente, a Hitachi Vantara, empresa de desenvolvimento de software com impacto social, lançou uma solução baseada em tecnologias de ponta que assegura o cumprimento das boas práticas sanitárias, como é o caso da desinfeção de consumidores e colaboradores e da monitorização e alerta das pessoas que apresentam sintomas do novo coronavírus.

Esta tecnologia, aplicável a diversos sectores, ajuda na monitorização do cumprimento das regras internas de segurança de trabalho e recomendações das autoridades de saúde, conferindo um selo de confiança às organizações perante os consumidores e os colaboradores.

 

Solução

Além das recomendações deixadas pela Direção Geral da Saúde (DGS), onde a higienização das pessoas e dos espaços é fulcral no combate à propagação do vírus, a tecnologia permite reforçar as estratégias de combate à Covid-19, sendo, desta forma, uma ferramenta de apoio à diminuição do risco de contaminação de estabelecimentos e locais de trabalho. Desenvolvida em parte pela equipa portuguesa da Hitachi, esta solução é impulsionada por inteligência artificial, câmaras térmicas, processamento e análise de dados e câmaras de acesso e controlo de áreas de descontaminação, que permitem acompanhar a implementação de processos de higienização e transmitir a sua realização aos clientes, melhorando, assim, os métodos em prática e a imagem da empresa.

Esta tecnologia tem um papel ativo nas boas práticas de higiene entre funcionários e alerta os utilizadores caso um utente ou colaborador apresente sintomas, ou se tiver comportamentos de risco que coloquem em perigo os seus pares, como a falta de distanciamento físico recomendado. Além disso, disponibiliza soluções para complementar a desinfeção pessoal e faz a contagem de pessoas dentro do mesmo espaço, criando alertas em relação ao distanciamento social.

Todos os mecanismos criados estão preparados para não invadir a privacidade de cada pessoa e em conformidade com as diretrizes de privacidade da União Europeia.

Queremos que as empresas que mais sofreram com esta pandemia consigam voltar rapidamente ao ativo. Acreditamos que, em parte, isto será atingido quando conseguirem demonstrar que estão dotadas das melhores práticas de prevenção e contenção do vírus. A tecnologia é uma peça fundamental nesta estratégia e é com este objetivo, de possibilitar um selo de confiança a partir da implementação tecnológica, que lançámos este sistema. Apesar de, enquanto sociedade, ainda não termos encontrado uma solução permanente para o problema, desenvolvemos meios para implementar e robustecer as melhores práticas partilhadas pela DGS, que mitigam eficazmente a sua propagação”, refere Jorge Antunes, diretor da Hitachi Vantara.

Publicidade

Häagen-Dazs

Häagen-Dazs chega ao Uber Eats em parceria com a Galp

incumprimento

Impacto da crise Covid-19 afeta o risco de incumprimento em mais de 129 mil empresas