in

Hipermercados agregam maioria das marcas recordadas em tempos de pandemia

Não se registaram alterações significativas de recordação de publicidade até ao final de março, indicam os dados da Marktest. No entanto, quando analisadas as marcas recordadas agregadas por classe de produto, verificam-se alterações com alguma expressão. Nas últimas três semanas, a classe super/hipermercados manteve a liderança e agregou praticamente um terço das marcas recordadas. Na semana 12 (24 a 30/3), a classe automóvel, que habitualmente ocupava a segunda posição, desceu para a quarta e foi ultrapassada pelas marcas de telecomunicações (2.º lugar) e de eletrónica/eletrodomésticos/informática (3.º lugar).

Analisadas as marcas mais referidas nas últimas quatro semanas, verifica-seque os primeiros lugares continuam a ser ocupados pelo Continente e pelo Lidl, tendo ambos atingido o seu melhor valor na semana 11, o que no caso do Continente correspondeu também ao valor máximo do indicador no ano corrente. Foi nesta semana que ambos estrearam campanhas de agradecimento e de apelo à união dos portugueses. O Auchan seguiu a mesma linha e na semana 12 foi uma das 10 marcas mais recordadas. O Pingo Doce manteve a sua terceira posição, mas seguindo uma tendência descendente.

As marcas de telecomunicações, NOS e MEO, voltam a fazer parte das cinco marcas mais recordadas a partir da semana 11, semana em que estrearam campanhas “ficar em casa”. Destaque ainda para a Worten, que na semana 12, após sete semanas de ausência, regressou ao grupo das mais recordadas, uma semana depois de estrear a campanha “Podes contar com a nossa entrega”.

As ausências mais notadas nas primeiras 10 posições são as marcas de automóveis (Mercedes Benz e BMW) e as marcas de desporto (Nike e Adidas), em particular na última semana estudada.

Ainda a salientar, nas três últimas semanas, a referência à publicidade a Covid-19. Assim, se o nível global de recordação não apresentou ainda alterações significativas, o mesmo não se pode dizer dos produtos e marcas recordadas nestas últimas semanas. As diferentes opções de comunicação das marcas, tomadas no contexto de cada produto, têm revelado – e provavelmente continuarão a revelar – diferentes comportamentos ao nível da recordação publicitária.

Amazon

Tribunal obriga a Amazon a limitar venda aos bens essenciais

Venda de brinquedos desce 24%