in

Grupo Nabeiro, Sonae e Microsoft são as empresas com melhor reputação em Portugal em 2021

Foto Shutterstock

O Merco, monitor de referência que avalia a reputação das empresas, acaba de revelar os resultados do estudo Merco Empresas e Líderes, que revela as 100 empresas e os 100 líderes com melhor reputação em Portugal, no ano de 2021. O ranking das empresas é liderado pelo Grupo Nabeiro, seguido da Sonae e da Microsoft.

Em quarto lugar surge a Jerónimo Martins e em quinto a EDP, seguida pela Ikea (6.º), Vodafone (7.º), Lidl (8.º), Nestlé (9.º) e Galp Energia (10.º).

 

Por sectores

Nos rankings sectoriais, encontra-se, em primeiro lugar de cada classificação, o Grupo Nabeiro (alimentação), a Accenture (auditoria e consultoria), a BMW (automóvel), o Santander Totta (Bbanca), o Super Bock Group (bebidas), a Ikea (distribuição especializada), a Jerónimo Martins (grande distribuição), a Renova (drogaria e perfumaria), a Samsung (eletrónica de consumo e informático), a Adecco (ETT e serviços de recursos humanos), a Pfizer (farmacêutico), a Sonae (holding empresarial), o Pestana Hotel Group (hotelaria e turismo), a Amorim Corticeira (indústria), a Microsoft (informática & software), a Brisa – Auto-estradas de Portugal (infraestruturas e construção), a Rádio Comercial (media), a EDP-Energias (petróleo, gás, energia e água), a Luz Saúde (Ssaúde), a Tranquilidade (seguros), a Google (serviços de Internet), a Talkdesk (serviços profissionais), a Faurecia (técnico/industrial), a Vodafone (telecomunicações), a Luis Simões Logística Integrada (transporte de mercadorias e logística) e a CP – Comboios de Portugal (transporte de passageiros).

A análise por stakeholders revela que o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é a empresa mais valorizada por jornalistas económicos, membros do Governo, dirigentes de organizações não governamentais, dirigentes sindicais, associações de consumidores e professores da área empresarial. Por seu lado, a Microsoft é a mais valorizada pelos analistas financeiros.

Para a população em geral (Merco Consumo), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) volta a ser o mais votado, seguido da Microsoft e do Lidl. No campo digital (Metodologia), Samsung, Lidl e Huawei ocupam as três primeiras posições.

 

Líderes

Rui Miguel Nabeiro (1.º), do Grupo Nabeiro (Delta Cafés), Pedro Soares dos Santos (2.º), da Jerónimo Martins, Paulo de Azevedo (3.º), da Sonae, Paula Amorim (4.º), da Corticeira Amorim, Cláudia Azevedo (5.º), da Sonae, Mário Vaz (6.º), da Vodafone, Fernando Ulrich (7.º), do Banco BPI, Alexandre Fonseca (8.º), da MEO (Altice), Francisco Pedro Balsemão (9.º), do Grupo Impresa (SIC), e Luís Portela (10.º), da Bial, ocupam os lugares cimeiros do ranking de líderes.

Twistshake

Marca sueca de puericultura Twistshake chega a Portugal

Caixa Nortada

Nortada lança Calendário do Advento com 24 cervejas diferentes