A GeoPost, a filial do Grupo La Poste para o mercado CEP, testou o uso de drones, em setembro no Centro para Estudos e Ensaios de Modelos Autónomos (CEEMA) no Sul de França.
Este teste demonstrou a possibilidade do uso de drones em condições reais. Para tal, o drone efectuou com sucesso uma sequência completa e totalmente automatizada de transporte de uma encomenda, com Descolagem, Voo, Aterragem e Regresso à base de partida.
Graças aos seus seis rotores elétricos, o drone desenvolvido no âmbito do projecto GeoDrone, transportou uma encomenda de 2 kg numa distância de 1200 m.
Segundo o comunicado, “este teste validou a estratégia escolhida pela GeoPost e Atechsys e, de forma mais abrangente, a reflexão em volta da utilização de drones para o acesso a zonas isoladas (montanhas, ilhas, zonas rurais, etc.). Esta nova tecnologia permitirá igualmente responder a diversas situações de urgência”.
A colaboração entre a GeoPost e a Atechsys permitiu desenvolver um drone capaz de transportar, de forma autónoma, encomendas de maiores dimensões (40cm x 30cm x 20cm), até 4 kg, num raio de 20 km, independentemente do tipo de terreno.