in

Gasóleo profissional é alargado a todo o território nacional

O regime de gasóleo profissional, que permitiu, em setembro de 2016, um aumento significativo do consumo de combustíveis nas regiões onde foi aplicado, nomeadamente nos postos de Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde Ficalho , foi alargado, já a 1 de janeiro, a todo o território nacional.

Após garantia dada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, no último Congresso da ANTRAM, o alargamento desta medida torna-se uma realidade nacional, assumindo “uma relevância extrema, não só para o sector, mas para a economia do país“. A este nível, refira-se que os números demonstram que o consumo de combustível cresceu exponencialmente nas zonas abrangidas pelo projeto na fase piloto.

As empresas de transporte rodoviário de mercadorias podem, assim, passar a abastecer em qualquer posto, em todo o território nacional, com gasóleo profissional. A medida abrange, contudo e para já, apenas veículos de peso bruto superior ou igual a 35 toneladas.

Relativamente aos postos de abastecimento, terão que estar devidamente autorizados pela Autoridade Tributária (AT) para estes abastecimentos, sendo que, a este nível, a ANTRAM aguarda informação da AT acerca dos postos nacionais abrangidos pelo regime. Os depósitos particulares para consumo próprio terão igualmente de ser validados e credenciados pela AT. Também neste caso, a ANTRAM aguarda que a AT comunique as condições e os procedimentos que as empresas terão de operacionalizar para obter essa validação.

Para a ANTRAM, esta medida beneficia sobretudo o Estado e as finanças públicas portuguesas, uma vez que, equiparando o preço a Espanha, grande parte dos transportadores optam por abastecer em Portugal. Esta realidade representará, por isso, um forte impacto económico pelo retorno dos consumos ao território nacional.

4.ª edição do abc da Gestão por Categorias tem data marcada

Mercado leiteiro com quebras históricas