in

Fruta Tropical Justa promove-se em Portugal

No âmbito do projeto Fruta Tropical Justa, de 31 de outubro a 4 de novembro estará em Portugal Kozel Fraser, coordenadora da Associação de Agricultores das Ilhas Windward.

Com uma vasta experiência na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e dos direitos dos agricultores, em particular das mulheres, Kozel Fraser tem procurado, ao longo dos anos, dar a conhecer as práticas agrícolas das Ilhas Windward, com foco na adaptação às alterações climáticas.  Comércio justo, igualdade de género, consumo sustentável e ético, parcerias para o desenvolvimento e alterações climáticas são alguns dos temas abordados no âmbito das suas atividades profissionais e cívicas.

Na sua visita, Kozel Fraser vai conhecer o Grupo Jerónimo Martins. Esta presença tem por objetivo alertar para a importância dos direitos humanos e ambientais na produção e consumo responsáveis.

A Associação de Agricultores das Ilhas Windward é uma das organizações parceiras do projeto Fruta Justa Tropical. Estudos feitos por esta campanha, designadamente os trabalhos “As cadeias de abastecimento da banana na Europa e as consequências das Práticas Comerciais Injustas” e “Fruta doce, verdade amarga”, evidenciaram no sector das frutas tropicais a origem e feitos das práticas comerciais injustas na União Europeia, maior importador mundial de banana, que produz apenas 10% do que consome. Disputas entre compradores de fruta na Europa, com forte poder negocial, e grandes fornecedores/exportadores estão a desvalorizar a banana no paºis de origem, o que leva ao esmagamento dos pequenos produtores, a violações de padrões laborais e à infração de normas ambientais.

DHL Express investe 230 milhões de euros na expansão do hub de Leipzig

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal recebeu a “Grande Final do Desafio de Receitas Kikkoman 2016″