Staples
in ,

Firmo compra negócio da Staples em Portugal

A Firmo Papéis e Papelarias comprou o negócio da Staples em Portugal, que conta com 34 lojas em todo o país.

A operação foi comunicada à Autoridade da Concorrência (AdC), no passado dia 31 de março, que se encontra a analisá-la. “A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Firmo, Papéis e Papelarias, S.A. (‘Firmo’), do controlo exclusivo da Staples Portugal – Equipamento de Escritório, S.A. e da Staples Delivery, S.A. (em conjunto, ‘Staples”)”, indica o comunicado da AdC publicado esta quarta-feira, dia 7 de abril. O valor da operação não é conhecido.

Nos próximos 10 dias, a AdC poderá receber observações sobre a operação de concentração em causa, antes de dar o parecer final. Recorde-se que ambas as empresas atuam no sector dos artigos de papelaria, sendo a empresa portuguesa, fundada em 1951, no Porto, pela família Santos Carvalho, “líder em Portugal na produção e comércio por grosso de artigos de papelaria“.

 

Negócio anunciado

Este é, de resto, um negócio que se vinha a anunciar. Desde 2017, a Staples era controlada maioritariamente pelo fundo Cerberus, que, recentemente, tinha anunciado a venda das operações na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Polónia e a intenção de alienar a operação portuguesa, no Benelux e na Finlândia. Já este ano, tinha também vendido a unidade de centros de distribuição no Reino Unido e a área de contratos internacionais, que se sucederam às operações concluídas em 2019, com a venda das unidades de negócio em França, Espanha e Itália à Raja, empresa francesa ligada ao sector da embalagem.

Com 34 lojas em Portugal, a Staples dá emprego a 700 pessoas. Em 2021, assinala 25 anos de atividade no país, onde se estreou com a abertura da loja de Alfragide

Nivea

Vendas da Beiersdorf crescem 6,3%

Economia

FMI prevê crescimento de 3,9% da economia portuguesa