A faturação dos negócios em Portugal aumentou 13% em novembro, mês em que se realizou o período de descontos Black Month, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esta é a principal conclusão do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ que analisa a evolução dos pagamentos por cartão no país, que conclui que, entre os dias 1 e 27 de novembro, e face ao período homólogo (de 2 a 28 de novembro de 2022), os negócios em Portugal registaram um crescimento de 13% da faturação, com o valor médio que cada consumidor gastou neste período a fixar-se nos 170 euros, um aumento de 5 euros comparativamente ao período homólogo. Já o número de transações aumentou 14%.
Quando analisadas as datas de maior consumo durante o mês de novembro, o acquirer português concluiu que a faturação alcançada na sexta-feira de Black Friday (24 de novembro) e no sábado seguinte (25 de novembro) representa mais de 30% do total da faturação registada durante a semana (entre 20 e 27 de novembro). Comparativamente ao período homólogo, a Black Week e a Cyber Monday (entre 20 e 27 de novembro) registaram em conjunto um crescimento de faturação de 8%, a Black Friday (24 de novembro) de 7% e a Cyber Monday (27 de novembro) de 6%. Numa análise mais fina, o dia da Black Friday (24 de novembro), registou mais 21% de faturação do que a média diária de novembro.
Por sua vez, e analisando o número de transações registaram-se crescimentos ainda mais expressivos durante a Black Week e a Cyber Monday (entre 20 e 27 de novembro) na ordem dos 15%, a Black Friday (24 novembro) dos 15% e a Cyber Monday (27 novembro) dos 11%.
Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, estes valores “comprovam que cada vez mais pessoas usam os meios eletrónicos de pagamento para valores pequenos e a sociedade cashless cresce todos os dias. Entretanto, outro facto curioso, e de salientar, é que antigamente este evento era, efetivamente, assinalado na última sexta-feira de novembro. Agora, e à semelhança do que já aconteceu no ano passado, as promoções começam mais cedo e/ou acabam mais tarde, com a faturação a oscilar entre esse período. Quem menciona a Black Friday, refere, também, a época de Natal que se aproxima, na medida em que, ainda no início de novembro, se começa a notar as lojas a preparar o arranque das campanhas dedicadas a esta quadra”.
Faturação por sector de atividade
No que diz respeito à faturação total por sector de atividade durante o mês de novembro (entre 1 e 27 de novembro), destacam-se as categorias de Moda, os Eletrodomésticos & Tecnologia e os Artigos de Decoração, que, juntas, representam mais de 20% do total de faturação. No sector da Moda, em particular, destaque para o Pronto-a-vestir, para os Artigos de Desporto e para as Sapatarias, com pesos relativos de 6,1%, 1,4% e 0,8%, respetivamente.
Por fim, comparativamente à performance do ano passado, destaque para a categoria dos Artigos de Casa e Decoração, que registaram um aumento de 12,3% de faturação, e da Hotelaria e Atividades Turísticas, que apesar de não ser um sector tradicional no mês de novembro, tem vindo a ganhar destaque neste período com um crescimento de 12,8%.