A Famel abriu uma ronda de investimento com o objetivo de revitalizar a marca e trazer a “emblemática XF-17, agora elétrica, de volta à estrada”.
O Fundo Novus, gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco Português de Fomento já investiu 2,45 milhões de euros, a que se juntará o investimento de entidades privadas. Finalizada esta ronda, a Famel estará em condições de acelerar o plano estratégico da empresa de revitalizar a marca e posicionar-se fortemente no mercado de veículos elétricos de duas rodas, alinhando a marca ao atual contexto da crescente procura por soluções de mobilidade ecológica.
“A recuperação da Famel não é apenas sobre a produção de motocicletas, é sobre reacender uma paixão e um legado”, afirma Joel Sousa, CEO & re-founder da Famel, acrescentando que “com o renascimento da icónica XF-17, a Famel não só preserva a sua herança como também se adapta à nova tendência pela procura de soluções de mobilidade sustentáveis e eficientes”.
“A ronda de investimento estabelece uma base sólida para a Famel se destacar no crescente mercado de mobilidade elétrica, não apenas em Portugal, mas também nos mercados internacionais”, sublinha, por sua vez, António Vieira da Silva, founder & chairman at Magnify Capital Partners. Com a crescente procura por veículos elétricos e o apoio governamental para veículos de baixa emissão, a Famel está posicionada para capturar uma parcela significativa deste mercado emergente.
Pegada ecológica tida em consideração
Além do facto de ser elétrica, a nova versão da Famel vai “incorporar componentes maioritariamente europeus dos quais 50% será feito em Portugal, o que traz vantagens significativas na pegada ecológica. Paralelamente, a inclusão de materiais sustentáveis em futuras versões e um modelo de negócio que tem uma vertente de personalização, que promove a utilização do veículo por um maior período de tempo, são fatores que pretendem ligar a marca a um estilo de vida sustentável“.
Com planos para iniciar a produção em Anadia, perto de Águeda, a Famel pretende tirar partido da capacidade industrial instalada na região, conhecida por ser o maior produtor de bicicletas da Europa, assim como do know-how no sector das duas rodas e da rapidez com que “estes parceiros conseguem produzir em larga escala e com qualidade”.
Marca
Fundada em Águeda, a Famel começou a sua jornada em 1949 e rapidamente se estabeleceu como “um dos principais fabricantes de motocicletas do país“. Após um período de interrupção, a marca “está agora pronta para revolucionar o sector de mobilidade, combinando tradição com inovação”.