in

Exportação em alta para os Vinhos do Alentejo

Segundo dados da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), de janeiro a setembro, a exportação de vinhos alentejanos subiu 22% em valor e 11% em quantidade, face ao mesmo período do ano anterior.

Com o preço a crescer quase 10%, os importadores internacionais estão a pagar, em média, acima de três euros por garrafa de DOC Alentejano e 2,1 euros pelo Regional Alentejano.

O ranking de países importadores de vinhos do Alentejo inclui no Top 5 o mercado do Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França, que representaram 57% do valor exportado e 55% da quantidade. Os mercados fora da Europa comunitária são os principais compradores e também aqueles que melhor pagam cada garrafa de vinho exportada pelas adegas alentejanas.

Para Francisco Mateus, presidente da CVRA, “os crescimentos alcançados até setembro demonstram que a qualidade dos vinhos do Alentejo é reconhecida nos mercados internacionais com importadores e consumidores dispostos a pagar mais por cada garrafa. Os 10 principais mercados estão todos a subir no preço médio”.

O vinho DOC Alentejo e Regional Alentejano chega a 112 mercados internacionais e a quantidade exportada duplicou nos últimos 10 anos. O presidente da CVRA diz que “com este crescimento, o ano de 2017 está cada vez mais perto de ser o melhor ano na exportação. O valor atingido até setembro corresponde a 80% do total do ano passado”.

Zamora conclui aquisição da marca de limoncello Villa Massa

Ervideira: a prova de que vender valor compensa