in ,

Expansão global da Alibaba passa por entregas em 72 horas na Europa

Na sua conferência global de logística inteligente, a Cainiao, o “braço” logístico da Alibaba, revelou que planeia abrir cinco centros de distribuição no Dubai, Kuala Lumpur, Liège, Moscovo e Hangzhou e que estabeleceu o objetivo de entregar em 72 horas.

Na cidade belga está a ser construído um grande centro de distribuição, perto do aeroporto, que servirá sobretudo o mercado da Europa Ocidental através da articulação com centros regionais mais pequenos.

Esta aposta mostra que a Alibaba, à semelhança da sua concorrente JD.com, olha para o mercado de comércio eletrónico europeu como uma oportunidade e julga ter condições para concorrer com outros operadores já estabelecidos, como a Amazon, a bol e a Cdiscount.

Na mesma conferência, Jack Ma, chairman da Alibaba, confirmou que o grupo vai investir milhares de milhões de dólares na construção de uma rede logística inteligente, que permita melhorar o alcance e eficiência das entregas, assim como reduzir os custos. “Esta rede não será apenas nacional, mas global”, disse. “Queremos ligar cada serviço, cada armazém, cada hub, cada cidade e cada casa”.

Atualmente, a Cainiao reduziu os tempos de entrega transfronteiriços de uma média de 70 dias para menos de 10 dias em alguns países. Na China, já assegura entregas no próprio dia ou no dia seguinte em 1.500 províncias e distritos. “Se conseguirmos usar a informação para resolver o problema da fraca eficiência do transporte e dos elevados custos logísticos, podemos gerar enormes margens de lucro para a indústria e para o sector logístico”, acrescentou Jack Ma. “Esta rede foi estabelecida pela Cainiao, mas não lhe pertence. Pertence a todas as empresas de logística, que são os seus parceiros mais importantes”.

Entregas ao domicílio na ausência dos clientes chegam à Europa

Sears anuncia novos encerramentos