in

Entusiasmo pela IA supera preocupações à medida que o uso cresce

Revela estudo da Google

Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

As atitudes dos consumidores em relação à inteligência artificial (IA) estão a tornar-se mais positivas à medida que a sua adoção cresce e se generaliza. Esta é a principal conclusão do relatório “Our Life with AI: From innovation to application”, elaborado pela Ipsos para a Google.

O estudo foi realizado entre 21.043 adultos de 21 mercados nos meses de setembro e outubro de 2024, abordando a perceção e os usos da IA, bem como as vantagens que se procuram extrair desta tecnologia.

 

Entusiasmo supera preocupações

De acordo com a Google, o uso da inteligência artificial generativa aumentou no último ano, com 48% dos utilizadores a nível global a afirmar tê-la utilizado nos últimos 12meses. Este uso deixou de se centrar exclusivamente em fins de entretenimento, aplicando-se também no apoio ao trabalho, em projetos pessoais e na educação.

O relatório indica que o entusiasmo pelo potencial da IA (57%) supera agora as preocupações sobre os riscos da sua implementação (43%), em contraste com a proporção de 50%-50% do ano anterior. Além disso, 59% dos inquiridos considera mais importante promover os avanços na ciência, medicina e outros campos do que proteger as indústrias afetadas através de regulamentação (41%).

 

Benefícios

A perceção positiva também se estende ao impacto da IA na economia. Atualmente, 49% considera que a IA mudará a economia de forma positiva, um aumento em relação aos 42% anteriores. Além disso, 58% acredita que a IA transformará positivamente os empregos e as indústrias nos próximos cinco anos, mais seis pontos percentuais.

No que diz respeito às aplicações, os principais impactos da IA estão relacionados com descobertas científicas e avanços na atenção médica. Entre os usos mais valorizados estão o auxílio no diagnóstico precoce de doenças como cancro ou tuberculose (89%), o apoio em exames de pacientes em neurocirurgias (89%), a assistência a equipas de emergência na monitorização de incêndios (89%) e o fornecimento de informações sobre segurança (88%).

Além disso, os consumidores acreditam que a IA não só mudará positivamente a sociedade, mas também trará benefícios a nível individual, melhorando a qualidade de vida e facilitando tarefas quotidianas.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Vendas de produtos biológicos na Europa atingem 54,7 mil milhões de euros em 2023

Nestlé

Nestlé regista crescimento orgânico de 2,2% em 2024