in

Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030

Sonae logo 2022

As empresas Sonae assumem o compromisso de promover a conservação das florestas naturai,s a nível mundial, através do compromisso Zero Desflorestação, que visa assegurar, até 2030, a ausência de desflorestação associada às atividades e operações diretas das empresas subscritoras, bem como nas suas cadeias de abastecimento.

“O compromisso Zero Desflorestação reflete o empenho das empresas Sonae no combate à desflorestação, através da adoção de metas que garantem a preservação das florestas, no decorrer da atividade das suas cadeias de abastecimento associada à produção de matérias-primas críticas: gado bovino, madeira, óleo de palma e soja. Adicionalmente, tem como objetivo assegurar zero desflorestação no desenvolvimento de novas infraestruturas e de contribuir positivamente para a conservação e restauro das florestas”.

 

Objetivos

Para alcançar os objetivos propostos, as empresas Sonae vão colaborar com as suas cadeias de abastecimento, com enfoque na produção local, onde a ausência de desflorestação deve ser assegurada. Nesse sentido, está previsto um esforço concertado com os vários intervenientes para assegurar a rastreabilidade e monitorização dos materiais que são adquiridos, nomeadamente, através da adoção de mecanismos de controlo e de outros procedimentos, incluindo, por exemplo, a certificação de matérias-primas.

As empresas Sonae que subscrevem, desde já, este compromisso são a MC, a Zeitreel, a Worten e a Sierra, a que se juntam a Sonae Capital e a Sonae Arauco.

Isabel Barros, presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae, afirma que “o combate à desflorestação requer uma ação urgente e integrada de todos. É necessária uma mobilização global para assegurar a conservação das florestas, que têm um papel crucial ao nível da promoção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas, através da retenção de carbono. Nas empresas Sonae, estamos comprometidos em crescer com responsabilidade, por isso, promovemos a defesa do planeta e das florestas. Esperamos poder inspirar outros a seguir este caminho e, em conjunto, conseguirmos fazer a diferença”.

portugueses

Portugueses preferem fins-de-semana para fazerem compras nos centros comerciais

Inflação

Dois terços das empresas preveem aumentar preços de venda