in

Portugueses preferem fins-de-semana para fazerem compras nos centros comerciais

Foto Shutterrstock

Três dias – sexta-feira, sábado e domingo – representam cerca de 50% da faturação nos centros comerciais, o que revela a preferência dos consumidores portugueses por frequentar estes espaços comerciais ao fim-de-semana, indica um estudo realizado pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) realizado durante este mês de junho.

O domingo é responsável por 17% da faturação dos centros comerciais. Apesar de representar um aumento em relação ao mesmo período de 2019, há muito que os portugueses elegem o domingo como um dos seus dias preferidos para fazerem compras.

O estudo revela ainda que, nos dias de semana, cerca de um terço das compras (32%) é realizado depois das 18 horas, valor que sobe para cerca de 40% se se analisar apenas o sector da restauração dos centros comerciais. O estudo indica que ao fim-de-semana, 20% da faturação no sector da restauração ocorre entre as 20 e as 22 horas.

 

Supermercados

No que diz respeito aos horários de eleição para compras em supermercados, a análise deteta um comportamento distinto nos dias úteis e nos fins-de-semana. É no período pós-laboral dos dias de semana, entre as 18 e as 20 horas, que os portugueses preferem fazer as suas compras, correspondendo a cerca de 35% do montante de faturação registado ao longo do dia, enquanto, ao fim-de-semana, o horário preferencial é entre as 11 h e as 13 horas.

Depois da pandemia temos vindo a assistir a um regresso à normalidade com uma cada vez maior importância do horário pós-laboral e fins-de-semana na organização das compras”, refere Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC.

Publicidade

Jerónimo Martins

Jerónimo Martins investe na Andfjord Salmon

Sonae logo 2022

Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030