in

Empack & Logistics Porto revela novidades do sector

A Empack & Logistics, feira ibérica profissional das áreas de embalagem, armazenagem, manutenção e logística, chega a Portugal a 23 e 24 de setembro. A feira vai “revelar uma série de novidades ao mercado, desde bioplásticos para uso com alimentos até um sistema integrado de embalagem com optimização das linhas de produção, passando por uma plataforma online integrada para exportadores”, aponta a diretora da feira, Marina Uceda.

No caso concreto do sector de embalagem e acondicionamento, a estreia desta feira, promovida na Exponor pela multinacional belga Easyfairs, será palco da apresentação de vários projectos com que o AIMPLAS – Instituto Tecnológico del Plástico está a revolucionar no campo da Investigação & Desenvolvimento em soluções de bioplástico e reciclagem para a alimentação. Como o Biobottle, um empacotamento de alta prestação que permite submeter o produto a tratamentos térmicos de pasteurização e esterilização, e o Bio4map, que resultou na criação de vasilhames de alta transparência e biodegradáveis com capacidade de conservação. Outro caso é o Wheypack, desenvolvido em parceria com a AINIA, que resultou num tipo de embalagem para lacticínios feito com materiais 100% biodegradáveis, designadamente os excedentes de soro no fabrico de queijo.

A nova embalagem alimentar reciclável da Vipakhtec, que combina fecho hermético com a aptidão para congelação e para descongelação no microondas, e o da Sealed Air, o primeiro sistema da gama Instapack a produzir espuma de embalagem sem necessitar de corrente eléctrica trifásica, bidões, mangueiras, bombas ou injectores, são outros dos muitos mais produtos que a Empack & Logistics apresenta nesta edição inaugural.

Ainda no sector específico da logística, a feira é ocasião para conhecer uns garfos especiais da SOS Battery, que tornam possível o manuseamento sem paletes, economizando recursos e espaço de armazenagem e carga; uma impressora de etiquetas de dupla face da Toshiba, concebida para oferecer soluções mais ecológicas e de baixo custo; a Europalet Encaixável com patins e reforçada para rack, 34% mais leve e que oferece uma poupança de 43% de espaço em transporte e armazenamento, da responsabilidade da Nortpalet; e o novo conceito de prateleiras dinâmicas da Interroll, que o próprio utilizador pode montar sem necessidade de equipas especializadas.

Máquina de lavar Samsung permite adicionar roupa durante a lavagem

Luís Simões desenvolve App para gestão de processos logísticos