in

Edeka retira quase toda a gama da PepiCo de linear

A Edeka está a retirar de linear quase toda a gama da PepsiCo. Segundo o Lebensmittel Zeitung, a multinacional de bebidas e snacks não quer ceder às exigências da nova aliança europeia de compras Epic Partners, fundada no verão passado e da qual faz também parte a portuguesa Jerónimo Martins.

Em causa estará a negociação quanto aos preços e condições, com a Edeka a querer agregar as suas compras através da Epic Partners. O conflito, aliás, não será o único, envolvendo também a L’Oréal, de que cerca de 150 produtos foram retirados das prateleiras.

 

Poder de mercado

Recentemente, a associação de fabricantes de marcas europeias AIM manifestou a sua apreensão de a Epic Partners pudesse explorar o seu poder de mercado.Com o poder de mercado dos membros da Epic, que pode representar 20% a 30 % das vendas em alguns mercados, o fabricante não tem escolha a não ser ceder a exigências que são mais do que injustas: são anticoncorrenciais e o seu negócio é sequestrado “, disse Michelle Gibbons

A Edeka fundou a Epic Partners em agosto deste ano. Outros membros da aliança são a Magnit (número dois na Rússia), a ICA (número um na Suécia), a Jerónimo Martins (líder de mercado na Polónia e número dois em Portugal), a Migros (número um na Suíça) e o operador online holandês Picnic. Juntos, estes membros representam um poder de compra de 142 mil milhões de euros.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Wells Telheiras

Wells abre maior loja de beleza em Lisboa

ZU

ZU inaugura loja em Évora