in

Edeka retira quase toda a gama da PepiCo de linear

A Edeka está a retirar de linear quase toda a gama da PepsiCo. Segundo o Lebensmittel Zeitung, a multinacional de bebidas e snacks não quer ceder às exigências da nova aliança europeia de compras Epic Partners, fundada no verão passado e da qual faz também parte a portuguesa Jerónimo Martins.

Em causa estará a negociação quanto aos preços e condições, com a Edeka a querer agregar as suas compras através da Epic Partners. O conflito, aliás, não será o único, envolvendo também a L’Oréal, de que cerca de 150 produtos foram retirados das prateleiras.

 

Poder de mercado

Recentemente, a associação de fabricantes de marcas europeias AIM manifestou a sua apreensão de a Epic Partners pudesse explorar o seu poder de mercado.Com o poder de mercado dos membros da Epic, que pode representar 20% a 30 % das vendas em alguns mercados, o fabricante não tem escolha a não ser ceder a exigências que são mais do que injustas: são anticoncorrenciais e o seu negócio é sequestrado “, disse Michelle Gibbons

A Edeka fundou a Epic Partners em agosto deste ano. Outros membros da aliança são a Magnit (número dois na Rússia), a ICA (número um na Suécia), a Jerónimo Martins (líder de mercado na Polónia e número dois em Portugal), a Migros (número um na Suíça) e o operador online holandês Picnic. Juntos, estes membros representam um poder de compra de 142 mil milhões de euros.

Wells Telheiras

Wells abre maior loja de beleza em Lisboa

ZU

ZU inaugura loja em Évora