in

Intermarché abandona aliança de compras AgeCore

O Intermarché vai sair da aliança de compras AgeCore, criada há cinco anos e que juntava, para além do retalhista francês, a Coop Suisse, a Conad, a Eroski, a Colruyt e a Edeka.

A saída, avançada pelo jornal Les Echos, estará a dever-se à entrada em vigor, em França, da lei Egalim, que visa enquadrar as práticas comerciais, de modo a preservar as margens dos produtores agrícolas. Recorde-se que, em agosto passado, o governo gaulês multou a Eurelec, a aliança entre a Rewe e o E.Lelcerc, em 6,34 milhões de euros e, mais recentemente, interpôs uma ação contra o Intermarché relativa às práticas das centrais AgeCore e do Intermarché Bélgica.

 

Posição fragilizada

A AgeCore vê, assim, a sua posição fragilizada, com a saída de dois pesos pesados. Para além do Intermarché, também a Edeka tinha já anunciado a sua saída, como avançado pelo Lebensmittel Zeitung.

No caso do grupo alemão, o abandono da aliança de compras estará a dever-se à governança, onde cada parceiro tinha uma palavra a dizer, independentemente da sua dimensão. Contudo, a Edeka ambicionava um papel e vantagens mais proporcionais com o seu peso nas compras da AgeCore, estimado em 40%.

“Com o Steril-Aerios, pretende-se salvar vidas e possibilitar às pessoas e empresas o regresso a um normal capaz de ser mantido”

Adega do Vulcão

Vinalda distribui vinhos da Adega do Vulcão