in

Economia mundial ultrapassa os 100 biliões de dólares em 2022

Foto Shutterstock

Em 2022, a economia mundial vai ultrapassar, pela primeira vez, os 100 biliões de dólares. De acordo com o World Economic League Table do “think tank” britânico Centre for Economics and Business Research (CEBR), este valor será atingido dois anos antes do previsto, uma estimativa em linha com as do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

Recuperação

O PIB mundial vai continuar a recuperar da pandemia, mas as previsões continuam a ser ensombradas pela inflação, cuja taxa tem vindo a acelerar, e mantém-se a dúvida se os decisores políticos vão conseguir lidar com a subida dos preços sem levar as economias para a recessão, em 2023 e 2024.

 

Economias

O relatório do “think tank”, citado pela Bloomberg, indica, ainda, que o PIB chinês vai ultrapassar o norte-americano em 2030, dois anos mais tarde do que o previsto, e que a Índia vai voltar a ser a sexta maior economia em 2022, ultrapassando França, e caminhando para ser a terceira maior em 2031. Já a economia britânica será 16% maior do que a francesa, em 2036, apesar do Brexit, e a alemã ultrapassará a japonesa em 2033.

Outra das previsões é que as alterações climáticas irão levar a uma redução do consumo em dois biliões de dólares, por ano, em média, até 2036.

Publicidade

Meu Super

Meu Super é Escolha do Consumidor pelo 7.º ano consecutivo

sector cervejeiro

Europa deve continuar a apoiar o sector cervejeiro