in

E.Leclerc e Rewe unem-se para criar central de compras

Auchan e Système U, Casino e Intermarché, Auchan e Metro, DIA e Intermarché em Portugal e, agora, E.Leclerc e Rewe. Os grupos francês e alemão estabeleceram também uma aliança estratégica, que resultará numa nova central de compras.

Segundo explicam Michel-Edouard Leclerc e Alain Caparros, diretores executivos de E.Leclerc e Rewe, respetivamente, o objetivo é integrar as respetivas equipas em projetos estratégicos comuns, como o desenvolvimento da categoria de produtos orgânicos, as atividades turísticas e as importações, entre outros. O acordo segue, ainda, a linha dos celebrados por outros retalhistas franceses no âmbito das compras conjuntas, preservando a independência e autonomia dos dois parceiros.

Ao mesmo tempo, a Rewe voltará a fazer parte da Coopernic, central que tinha abandonado em 2014. Criada em 2006, esta organização perdeu, em janeiro do ano passado, quatro dos seus cinco fundadores – Rewe, Conad, Coop e Colruyt, que entretanto criaram a Core – permanecendo apenas o fundador E.Leclerc. Agora, novamente com a presença da Rewe, a Coopernic ganha corpo como a terceira grande central europeia, ao passo que sem o grupo alemão a Core terá, em teoria, um poder de compra inferior em 50 mil milhões de euros.

Publicidade

Note! abre terceira loja franchisada em Torres Vedras

Lidl prepara entrada no mercado norte-americano