in ,

Drones podem reduzir em 10% os custos de produção agrícola

Os especialistas concordam sobre o objetivo de reduzir em 10% os custos de produção na agricultura através do uso de drones, fornecendo as informações necessárias para que as culturas recebam a qualquer momento o que precisam.

Assim o assegura José Javier Santiago, membro da Companhia Nacional de Peritos Agrícolas espanhola, que acredita que o futuro da agricultura está intimamente ligado aos drones, de modo que em quatro ou cinco anos, cada cooperativa agrícola pode ter um drone que irá fornecer todos os dados sobre as explorações.

O drone recolhe informação detalhada para determinar a saúde das culturas, captura de dados múltiplos num único voo e reduz os custos obtendo dados em tempo real, de forma a detetar as necessidades agrícolas.

Este tipo de pequena aeronave não tripulada pode voar sobre áreas difíceis de alcançar e converter imagens multiespectrais em mapas precisos.

Com o drone, pode ser detetado o vigor da planta, deficiências nutricionais, stress hídrico, contagem de plantas, no que se refere à pecuária e espécies de caça, permite gerir o número e a distribuição de gado e avaliar a qualidade pasto e forragem.

Também tem aplicações em campos de golfe e áreas verdes, como parques e jardins, incentivando o planeamento de sistemas de irrigação ideais ou analisando a quantidade de clorofila e otimizando o programa de fertilização.

Funny Cook chega ao mercado

Resultados heterogéneos para a Procter & Gamble