in

Donativos das empresas atingiram os 217 milhões de euros em 2022

Quase um terço dos donativos é feito pelo sector do retalho

Foto Shutterstock

Cerca de 65 mil empresas, 18% do tecido empresarial, efetuaram donativos em 2022, num valor que totalizou 217 milhões de euros. Contabilizando desde 2018, este valor atinge 1,12 mil milhões de euros e 131 mil empresas a realizar donativos.

Os valores foram apurados pela Informa D&B, que analisou os donativos das empresas não financeiras e banca e seguros nos últimos cinco anos.

Donativo médio sobe na pandemia

Nos dois anos da pandemia, quando foram colocadas sérias dificuldades de operação a muitas empresas, bem como a diversas estruturas de apoio social na resposta à situação, o número de empresas doadoras desceu, mas o donativo médio por empresa cresceu significativamente.

Em 2022, esta média decresceu, mas o número de empresas doadoras voltou a subir para valores próximos do que se verificava antes da pandemia. Face a 2018, a doação média por empresa é atualmente 34% superior.

28% das empresas realizou donativos todos os anos desde 2018. Em 2022, 81% dos donativos teve origem nas empresas que doaram consecutivamente nestes últimos cinco anos. De acordo com Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B, “os donativos exprimem uma forma de contribuição das empresas para um bem comum. Esta consciência para o papel que assumem na construção social revela uma evolução positiva e tem certamente efeitos na sua reputação”.

Perfil dos doadores

A esmagadora maioria das empresas doadoras (94%) faz donativos até cinco mil euros. No extremo oposto, 40 empresas realizaram em 2022 donativos superiores a meio milhão de euros.

Apesar de corresponderem apenas a 1% das empresas doadoras, os donativos das grandes empresas representam quase metade do total dos donativos. São também as grandes empresas que têm a maior taxa de doadoras, com uma percentagem superior a 70%.

A maior parte (81%) das doadoras são microempresas, às quais correspondem 22% do total dos donativos.

À semelhança das grandes empresas, o sector da banca e seguros corresponde a um número relativamente pequeno de empresas doadoras, mas com um grande peso, pois representa 9% do total das doações (21 milhões de euros).

O valor dos donativos aumenta com a idade das empresas, uma variável associada também à sua dimensão. À medida que crescem em longevidade, cresce também a percentagem de empresas doadoras, o montante médio doado e o valor total dos donativos.

Mais de um terço das empresas que fizeram donativos em 2022 são empresas familiares, representando 23% do total dos donativos nesse ano.

Sector do retalho em destaque

Quase um terço dos donativos é feito pelo sector do retalho. Em conjunto com os serviços empresariais, indústrias e grossistas, representa dois terços do valor de donativos.

As regiões Norte e Centro são as que concentram maior número de empresas que efetuaram donativos em 2022. No entanto, a Área Metropolitana de Lisboa representa 50% do total dos montantes doados, um facto associado à localização de maior número de empresas de grande dimensão.

Siga-nos no:

Google News logo

Sprite sem rótulo

Coca-Cola remove os rótulos de Sprite

Inflação

INE confirma inflação média anual de 4,3% em 2023