in ,

Dona da 7-Eleven aposta em lojas móveis autónomas

O desenvolvimento de lojas móveis sem condutor continua a centrar-se em alguns operadores de retalho que não perdem de vista a conveniência. Foi com este objetivo que a japonesa Seven & I Holding fez uma parceria com a Toyota Motor para criar um protótipo de veículo autónomo projetado como um supermercado.

De acordo com o portal Nikkei Asian Review, a proprietária da 7-Eleven tem em mente alcançar os consumidores através de veículos elétricos não tripulados que levarão os seus produtos a um local predeterminado.

A Toyota já introduziu o seu ecossistema de serviços de mobilidade automatizada, chamado e-Palette, no início deste ano. Uma das suas propostas era ajudar o comércio a levar os seus produtos ao consumidor no lugar onde se encontra.

A empresa japonesa projetou três versões de veículos elétricos, que variam de quatro a sete metros de comprimento, disponíveis em dois ou quatro eixos. O seu interior é personalizável, com uma configuração aberta que pode ser modificada para uma ampla variedade de usos. A solicitação dos seus serviços é feita via web ou app.

Em qualquer caso, este não é a única experiência do retalho no âmbito da condução autónoma. Outras propostas de lojas autónomas circulantes foram apresentadas na China, com a Moby Mart, ou nos Estados Unidos da América, pela mão da Robomart. O Lidl já adiantou que também estudará o uso deste tipo de veículos sem condutor este ano.

Zippy apresenta uma nova identidade visual

Preços praticados em Portugal abaixo da média europeia