in

Dachser lança nova solução para o sector de home improvement

Como resposta aos atuais desafios do sector de “home improvement”, a Dachser reforça a importância da disponibilização de serviços de logística flexíveis com a Dachser DIY Logistics, uma solução integrada que cobre desde a importação até à entrega no ponto de venda, assim como diretamente ao consumidor (B2C).

Este serviço responde, também, aos desafios que as empresas de produtos de bricolage, ferragens e construção têm enfrentado desde o início da pandemia, assegurando uma distribuição otimizada, com base nos requisitos específicos dos retalhistas e das grandes superfícies dedicadas a artigos para o lar.

 

Home improvement

O sector de “home improvement” foi um dos que mais aumentou as vendas durante a situação pandémica. Confinados em casa, os consumidores, a nível mundial, demonstraram uma forte aptidão para trabalhos de bricolage e pequenas remodelações domésticas, o que impulsionou todo o sector.

No entanto, não estava previsto um aumento da procura tão repentino, nomeadamente através dos canais digitais, o que levou a uma transformação da cadeia de abastecimento, que superou as expectativas de distribuidores e fornecedores. “Se, por um lado, este é um dos sectores que mais cresceu em procura, por outro, os produtores lamentam as ruturas de stock, relacionadas com a falta de matéria-prima, consequência da falta de contentores e do aumento do preço dos transportes”, explica Carlos Ortega, Business Development Iberia para a Dachser DIY Logistics.

Além do “boom” que ocorreu durante a pandemia, este sector tem vindo a ser impulsionado pelo crescimento das compras online, que permitem recolha na loja (click & collect) ou entrega diretamente em casa do cliente, tendências que têm vindo a impulsionar este sector. Em 2019, as vendas de produtos para jardim e bricolage, inseridas no segmento de DIY, ultrapassavam os 600 mil milhões de euros, em todo o mundo, sendo a Europa Ocidental responsável por um quarto dessas vendas. Desde então, os números não pararam de aumentar, crescendo cerca de 14%, em 2020, e atingindo um volume global de 701 mil milhões de euros.

 

Desafios

O ano passado ficou marcado por uma série de imprevistos, como o bloqueio do Canal de Suez ou o colapso de alguns portos, designadamente, a redução drástica da atividade nos portos de Yantian, Shekou ou Nansha, na China, que ditaram a sobrecarga de alguns canais estratégicos para o comércio mundial. Acrescente-se que o transporte marítimo é responsável por 90% do transporte global de carga e acontecimentos como estes provocaram um aumento dos custos de transporte sem precedentes. A título de exemplo, neste momento, e de acordo com a Bloomberg, os preços dos contentores apresentam um aumento de 300%, face a março de 2020.

A falta de previsão em termos de vendas e o ‘boom’ do e-commerce fizeram com que muitos fabricantes e distribuidores não conseguissem fazer uma gestão de encomendas e distribuição eficaz dos seus produtos”, indica Carlos Ortega, acrescentando, ainda, que “a gestão de armazéns próprios é, também, um dos desafios deste sector, uma vez que todas estas incertezas do mercado proporcionam grandes variações de stock e a subutilização de espaço”. Este cenário colocou desafios ao sector de “home improvement”, tendo reforçado a importância de serviços logísticos flexíveis, que permitam uma rápida adaptação às mudanças do mercado.

 

Dachser DIY Logistics

A solução Dachser DIY Logistics combina os serviços de logística global e uniformizados da multinacional no transporte rodoviário europeu, bem como os serviços intercontinentais da divisão Dachser Air & Sea Logistics, com o conhecimento específico de especialistas em logística no sector de “home improvement”, dando especial relevo ao agrupamento eficiente de envios para grandes superfícies.

Através desta solução, a Dachser é capaz de apresentar uma resposta logística eficaz para superar as dificuldades atuais do sector. “A gestão dos stocks em armazéns desempenha um papel importante para a indústria da bricolage. A Dachser é capaz de gerir processos com uma grande eficiência, baseada na padronização e no conhecimento deste sector, o que permite aos clientes reduzir os custos fixos de um armazém próprio”, explica Carlos Ortega.

Paralelamente, a Dachser oferece serviços de valor acrescentado, assim como a preparação de pedidos, com foco no destinatário final, e assegura o fornecimento para 18 mil lojas de bricolage em toda a Europa, em horários predefinidos. São mais de 7,7 milhões de envios processados, por ano, pela Dachser DIY Logistics, apenas no sector de “home improvement” na Europa. Neste sentido, o conhecimento, a nível local, das diferentes especificidades dos retalhistas de bricolage instalados na Europa é, também, uma mais-valia que os distribuidores e fornecedores deste sector encontram na multinacional.

IKEA

Ikea inaugura pontos de recolha móveis em parceria com o Lidl

veículo elétrico

Portugueses lideram intenções de compra de veículos elétricos na União Europeia