A Dachser vai reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de um IT Hub Corporativo na cidade do Porto, integrado na estratégia global de inovação digital do grupo.
O Dachser Corporate IT Hub Portugal iniciou a sua atividade este mês de novembro, em instalações provisórias, no Porto. O processo de recrutamento, já em curso, prevê a criação de mais de 100 postos de trabalho altamente qualificados até ao final de 2026.
A passagem para o novo e definitivo espaço, com uma área de mais de 750 metros quadrados, está prevista para o segundo trimestre de 2025.
2.º maior centro de IT da Dachser a nível global
O Dachser Corporate IT Hub Portugal será o segundo maior centro de IT da Dachser a nível global, complementando os atuais centros IT da empresa na Alemanha, França, Espanha, Hong Kong e Estados Unidos da América, onde 750 especialistas desenvolvem e otimizam os sistemas centrais integrados da Dachser para gestão de transporte e de armazéns, impulsionando a estratégia de digitalização da empresa.
Stefan Hohm, chief development officer (CDO) da Dachser, sublinha a importância estratégica deste investimento em Portugal. “Durante muitos anos, baseámo-nos em sistemas fortemente integrados e no intercâmbio transparente de dados. No entanto, no contexto empresarial dinâmico e volátil atual, precisamos de digitalizar de uma forma mais rápida e consistente para dar resposta às crescentes exigências de transparência, adaptabilidade, segurança, utilização eficiente de recursos e, por último, mas não menos importante, de sustentabilidade. O IT Hub em Portugal permitirá fortalecer e expandir as nossas capacidades digitais, apoiando o crescimento futuro da empresa. Para atingirmos o nosso objetivo de nos tornarmos o fornecedor de logística mais integrado a nível mundial, temos também de nos tornar o fornecedor de logística mais digitalizado”.
Novo polo tecnológico estratégico
Sobre a escolha do Porto como localização para o novo “hub”, Ralf Morawietz, corporate director IT (CIO) da Dachser, explica que a cidade “apresenta várias vantagens competitivas, a começar pelo seu ambiente internacional, com uma forte orientação tecnológica. A cidade destaca-se pela inovação e pela segurança cibernética, além de oferecer acesso a talentos de excelência devido à proximidade de várias universidades, entre outros fatores. O Porto está decididamente a caminho de se tornar um dos centros tecnológicos mais importantes da Europa”.
Ricardo Valente, vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto, também destaca a importância deste investimento para o panorama empresarial da cidade. “A presença da Dachser, processo que acompanhamos desde o início com a InvestPorto, demonstra a capacidade da cidade para atrair investimentos de alto valor agregado e forte exigência em termos de recursos humanos e tecnologia de empresas que são referências mundiais”.