Oiça este artigo aqui:
De acordo com as últimas Perspetivas Económicas divulgadas pela Crédito y Caución, o crescimento da Índia em 2024 vai abrandar para 6,3%, contra 7,7% em 2023. É provável que o crescimento do PIB do país volte a aumentar em 2025, para 7,2%.
Nos próximos anos, espera-se que as famílias indianas transfiram as suas despesas mais para os serviços, incluindo viagens e lazer, do que para os bens físicos. Mesmo com a subida das taxas de juro, a expansão do crédito às famílias deverá continuar forte em 2024 e 2025, indicando um aumento da confiança do mercado.
O relatório da seguradora de crédito prevê uma moderação da inflação de 5,7% em 2023 para 4,7% em 2024 e 4,5% em 2025, acima da meta de 4% estabelecida pelo banco central indiano. Não se espera um corte de juros na Índia antes do terceiro trimestre de 2024, e pode esperar-se uma normalização gradual dos ajustes de política monetária.
O investimento, o principal motor do crescimento em 2023, arrefecerá devido ao menor impulso da despesa pública, enquanto o ciclo de investimento privado provavelmente só retomará a um ritmo gradual. A despesa pública em infraestruturas tem sido um dos principais motores do investimento nos últimos anos, mas o seu apoio deverá diminuir devido à prudência orçamental.
Embora estejam criadas as condições para uma retoma mais ampla do ciclo de investimento privado, o relatório espera que a recuperação seja gradual, uma vez que é provável que as condições de financiamento permaneçam restritivas durante mais tempo e as perspetivas da procura se mantenham incertas.
As taxas de juro ainda elevadas limitam a recuperação do investimento privado em 2024 e 2025. A esperada moderação da procura externa irá abrandar o crescimento das exportações de bens em 2024, mas certos segmentos, como o farmacêutico, terão um bom desempenho. De um modo geral, o crescimento das exportações indianas manter-se-á tanto em 2024 como em 2025.