in

Cresce a procura por profissionais ligados ao digital

No seguimento do que se tem verificado na primeira metade do ano, a tendência para os últimos meses de 2019 e inícios de 2020 será o crescimento da procura de profissionais ligados ao digital/marketing digital, segundo a consultora de recrutamento e seleção especializada Robert Walters.

Atualmente, os sectores com maior volume de ofertas de emprego para profissionais das áreas de marketing e vendas são Retail, Marketing e Publicidade, Tecnologias da Informação, Consumer Electronics, Recursos Humanos e Outsourcing/Offshoring.

Por outro lado, os sectores com maior crescimento da oferta de emprego para estes profissionais, em 2019, foram Serviços de Informação, Training e Orientação Profissional, Real Estate, Internet, Online Media e Outsourcing/Offshoring.

As empresas já assumiram que a sua presença online é obrigatória para a continuidade e crescimento dos seus negócios, estando, por isso, a investir cada vez mais neste canal. Procuram integrar profissionais especialistas na área, optando por criar as suas próprias equipas e manter o conhecimento “dentro de portas”, deixando de ter total dependência em parceiros, como agências especializadas de comunicação ou marketing.

Além de tudo isto, a importância do CRM e as suas integrações com as ferramentas de inbound marketing estão a crescer cada vez mais, à medida que os negócios das empresas se transformam e, em consequência, assiste-se a uma grande procura de profissionais especialistas em CRM. Da mesma forma, as empresas têm cada vez mais necessidade de investir em publicidade online paga, visto que a competição pelas primeiras posições nos resultados de pesquisa aumenta e o trabalho de otimização do tráfego orgânico já não é suficiente para as empresas enfrentarem a concorrência online. Tal tem fomentado o recente crescimento da procura de profissionais especializados em PPC/Performance.

Por outro lado, a necessidade de otimização e constante atualização de conteúdos online faz com que profissionais como gestores de produto para plataformas de e-commerce, copywriters, web designers e designers de produto sejam cada vez mais procurados.

Finalmente, posições de vendas são das mais recorrentes e com maior procura, principalmente no sector FMCG. Algumas das posições com maior procura nesta área são Diretor de Vendas, Export Manager e Key Account Manager.

As posições de vendas tendem a ter um “package” salarial mais atrativo e com uma expectativa de incremento superior, dado estarem, regra geral, associadas a um esquema de incentivos mediante o desempenho/performance. Perfis digitais, pela evolução do mercado a que se tem assistido, são uma clara aposta para o futuro, sendo dos mais requisitados pelas empresas. Neste sentido, em termos de funções com melhores remunerações, atualmente pode-se destacar Diretor Comercial, National Account Manager e Head of E-commerce.

Publicidade

Publicidade

Marques Soares investe um milhão de euros na remodelação da sua loja das Carmelitas

Mars lança plano de ação para combater alterações climáticas