in

Consumidores vão antecipar compras de Natal, procurar boas ofertas, mas que sejam sustentáveis e apoiem as empresas locais

Foto Shutterstock

Os consumidores estão mais conscientes dos seus gastos, pelo que procurarão por boas ofertas nas suas compras de Natal. Além disso, preocupados com a escassez na cadeia de abastecimento, tenderão a antecipar as suas compras em comparação com outros anos. Estas são algumas das conclusões retiradas do inquérito realizado pela Yahoo em Espanha.

Como efeito a longo prazo da pandemia, os shoppers aumentaram as suas preocupações económicas, o que afetou todas as áreas do agregado familiar. Esta situação afeta o volume de gastos e apenas 15% dos espanhóis pretende gastar mais de 500 euros em presentes. A média é de 266 euros por comprador, o mesmo que em 2017.

As perturbações na cadeia de abastecimento e a escassez de stocks que ocorreram nos últimos meses continuarão a afetar a forma como os consumidores fazem compras, por recearem a falta de produtos. Esta preocupação, associada à tendência de poupança, fará com que planeiem as suas despesas com mais cuidado. Consequentemente, 48% dos espanhóis planeia começar a comprar presentes de Natal antes de dezembro. 43% dos homens vai aproveitar a Black Friday.

 

Sustentabilidade

Outra chave a ter em conta pelas empresas é que a sustentabilidade é cada vez mais atrativa e que as estratégias de responsabilidade social corporativa podem atrair clientes, desde que sejam autênticas e se traduzam em ações reais. Ao fazer compras em loja, uma grande parte dos consumidores espanhóis (80%) prefere comprar produtos que tenham sido produzidos localmente, o que tem implicações ambientais, mas também sociais. Entre os 16 e os 34 anos, mais de metade pretende alugar ou comprar mais produtos em segunda mão nos próximos 12 meses, numa tentativa para reduzir o desperdício.

Os consumidores estão também à procura de experiências simples de compra. Quando questionados sobre como esperavam fazer as suas compras de Natal este ano, 52% disse que compras nas lojas ajuda a entrar no espírito festivo. Na verdade, 89% dos compradores espera fazer compras fisicamente neste Natal.

Os dados revelam ainda que a Geração Z espera experiências de retalho imersivas, mais do que qualquer outra demografia. Para os consumidores, as compras já são uma experiência e, como tal, procura-se que as lojas ofereçam elementos que os atraiam para além da mera exposição dos produtos.

 

Online vs offline

Os consumidores espanhóis veem benefícios quer online, quer offline: conveniência, transporte gratuito e uma maior seleção de produtos no comércio online e, no caso da loja física, a possibilidade de ver os produtos e experimentá-los e apoiar as empresas locais.

Por último, note-se que, de acordo com os dados deste inquérito realizado pela Yahoo, os formatos online, incluindo anúncios, comentários, vídeos, conteúdos nas redes sociais e os gerados por bloggers e influenciadores, são considerados mais influentes na hora de decidir o que comprar para o Natal, em comparação com os meios tradicionais, como a televisão, a rádio, a imprensa, o cinema e o outdoor. Esta tendência para os meios de comunicação online é especialmente relevante nas gerações mais novas e está em ascensão. As mulheres também são muito mais propensas a serem influenciadas pelas redes sociais, bloggers ou influenciadores na tomada de decisões de compra.

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Carlsberg

Receitas da Carlsberg crescem 7% no 3.º trimestre

Bimbo vendas

Vendas do Grupo Bimbo aumentam 9,8% no 3.º trimestre