in

Consumidores procuram marcas que conferem confiança e segurança

Foto Shutterstock

As marcas têm uma oportunidade em conferir confiança e segurança, numa altura em que os consumidores estão ativamente em busca das mesmas, face à incerteza criada pela crise pandémica.

De acordo com o estudo “2020 BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands da WPP e da Kantar, as marcas que fazem parte desta listagem aumentaram o seu valor em 5,9%, não obstante os impactos económicos, sociais e pessoais causados pela Covid-19. O estudo apurou que quase 9% da notoriedade das marcas deriva da sua reputação corporativa, da qual a responsabilidade é um atributo chave. Nos últimos 10 anos, a importância da responsabilidade para os consumidores, em termos da sua escolha de marcas, triplicou.

 

3 fatores de confiança

As marcas percecionadas como as mais confiáveis e responsáveis do mundo partilham três traços distintivos, mesmo quando são novas num mercado. Estes traços são a honestidade e transparência, o respeito e a inclusão e a identificação e cuidado com os consumidores. As marcas que desenvolvem estas associações mais fortemente tendem a ter um desempenho superior à concorrência na defesa e reforço do seu valor de marca.

A confiança gera segurança ao mesmo tempo que simplifica a decisão quanto às marcas. Existem cada vez mais consumidores que exigem um comportamento corporativo mais responsável, o que, em contrapartida, amplifica a necessidade das marcas, em todas as categorias, de agirem como uma força positiva no mundo. Assim, no entender da Kantar, as marcas têm uma oportunidade privilegiada para ganhar a confiança e ajudar a fazer a diferença, desde que o façam de um modo genuinamente altruísta.

 

Top 10 das marcas mais confiáveis no BrandZ

 

Posição Marca Categoria Valor de confiança (média é 100) Posição no Top 100
1 Pampers Puericultura 136 70
2 Meituan Plataforma de lifestyle 130 54
3 China Mobile Operador de telecomunicações 129 36
4 Visa Pagamentos 128 5
5 Netflix Entretenimento 127 26
6 LIC Seguros 125 75
7 FedEX Logística 124 88
8 Microsoft Tecnologia 124 3
9 BCA Banca 124 90
10 UPS Logística 124 20

Publicidade

Apanha da azeitona

Comissão Europeia prevê aumento de 20% na produção de azeite

Distribuição

9 em cada 10 empresas com queda na procura devido à Covid-19