in

Compradores online aumentaram mais de 60% nos últimos quatro anos

Segundo o Estudo Anual de eCommerce 2018, desenvolvido pelo IAB Espanha em conjunto com Elogia, agência especializada em Digital Commerce Marketing, os compradores online aumentaram 61%, em Espanha, nos últimos quatro anos, de 44%, em 2014, para 71%, em 2018.

Embora o número de compradores online tenha aumentado progressivamente, os gastos com a Internet permaneceram estáveis (apenas 3% superiores a 2016). Assim, o comprador online investe, em média, 77 euros por compra, enquanto 44% gasta mais de 50 euros e faz três compras por mês. “O e-commerce está consolidado como um canal de compras complementar à loja física e, em geral, os utilizadores combinam ambos os canais, mas têm claro que o online lhes confere conforto e flexibilidade de horários, algo que está muito bem valorizado“, diz Ramón Montanera, Market Intelligence Director da Elogia.

Na hora de analisar o comprador online médio, este tem entre 30 e 45 anos, de ambos os sexos, um utilizador ávido de redes sociais, com estudos universitários e com crianças. Especificamente, seis entre 10 compradores online têm estudos e crianças (a maioria entre 6 e 12 anos) e três em cada quatro têm emprego. “É impressionante que é o ‘target’ mais jovem o que, no momento, leva mais tempo para entrar na compra online. Seja por falta de poder de compra, de cartão de crédito ou que, simplesmente, o gosto por passear por lojas ou centros comerciais“.

Em relação ao uso de redes sociais, o Facebook é utilizado por nove em 10 compradores online, seguido pelo WhatsApp (83%) e YouTube (64%). O e-shopper espanhol é uma pessoa continuamente conectada, seja através do PC (94%), do smartphone (93%) ou mesmo do tablet (49%).

Por outro lado, a perceção do e-commerce está a mudar, nos últimos anos, já que os consumidores não vão mais apenas para caçar promoções, mas também procuram encontrar uma ampla gama de produtos, além de uma entrega ágil e rápida“, revela o Market Intelligence Director da Elogia.

Se houve um dispositivo que experimentou um crescimento exponencial em relação à compra online foi o smartphone. Especificamente, 45% dos utilizadores da Internet usam o telemóvel para comprar, o que representa um aumento de 22% em relação ao ano passado.

Por outro lado, as aplicações móveis estão posicionadas como mais uma ferramenta de compra  entre os espanhóis. Na verdade, 38% dos utilizadores da Internet já compraram por meio de uma aplicação.

Venda em promoção em Portugal é 30 pontos mais alta que na Espanha

Decenio comemora 25 anos de história