in

Como capitalizar as vendas da Páscoa?

Nesta curta campanha da Páscoa, “ensanduichada” entre o Dia da Mãe e o início das ofertas temáticas para o verão, os retalhistas poderão confrontar-se com alguns desafios, diz um artigo do Planet Retail.

Tendo isto em consideração, “o retalho terá de ser proativo a capitalizar as vendas nas lojas e os fornecedores, por seu turno, têm de responder, a cada ano, com ofertas premium e diversificadas, de modo a maximizar o espaço em prateleira dedicado aos seus produtos e, em simultâneo, ajudar o retalho a atrair clientes às lojas”.

Neste sentido, o Planet Retail faz algumas recomendações e identifica algumas das melhores práticas para a campanha da Páscoa. Começando pelas promoções online, estas deverão focar-se em ofertas em “bundle”. Uma elevada percentagem dos gastos na Páscoa terá origem online e esta é uma tendência que o sector do grande consumo tem de interiorizar, já que impacta a vários níveis, desde o desenvolvimento do produto ao marketing. Os produtos, particularmente os sazonais, têm de ter uma aparência distintiva se quiserem sobressair no website.

Existem outras abordagens que devem também ser consideradas. A disponibilização de receitas no verso dos produtos, por exemplo, ou o posicionamento das bebidas como complemento à gama sazonal permitem ao “shopper” poupar tempo. A aposta no premium e no “branding” é crucial para atrair clientes às lojas.

Os “bundles” promocionais devem conter produtos não alimentares para aumentar a perceção de luxo. Além disso, não obstante a crescente adesão a uma alimentação saudável, a Páscoa é, por excelência, uma época de indulgência e uma boa oportunidade para o retalho promover as suas marcas próprias mais premium. Já as marcas têm de contrapor ao criar produtos atrativos e “bundles” que chamem a atenção do consumidor.

Os estilos de vida e dietas alternativas também devem ser equacionados. Tratam-se de segmentos em crescimento e com uma clientela muito fiel. Produtos como o chocolate sem leite, ofertas sustentáveis e de comércio justo ou ingredientes orgânicos devem também fazer parte desta época sazonal.

J.C. Penney fecha 138 lojas

McDonald’s é marca de restauração organizada com melhor reputação